segunda-feira, 29 de outubro de 2012

LUSITÂNIA x CESARENSE


Obra de arte de Stela confirma entrada de leão


 LUSITÂNIA alcança primeira vitória na presente edição da Segunda Divisão
Stela entrou e marcou golo soberbo na primeira vitória da época. Lusitânia que entrou praticamente a ganhar, com um tento no minuto um.
LUÍS ALMEIDA |di





O jogo começou animado para quem assistiu e altamente satisfatório para as pretensões do Lusitânia, que se colocou na frente logo ao primeiro minuto, obra do irrequieto Marreta, que só teve de aproveitar o espaço livre junto à pequena área. Para uma equipa que procurava os primeiros três pontos na 2.ª Divisão, este era um arranque de sonho. Aliás, pelo menos por mais duas ocasiões, os projetos de ataque só não foram alvo de aprovação por falta de alguma "cabecinha" no momento final da jogada.
Mas pela frente os insulares tinham o Cesarense, equipa detentora de uma vaga na parte superior da tabela classificativa. E o público, muito dele vindo do continente, continuou a assistir a um jogo entretido, com Júlio a funcionar como ponto de rotação de todo o método forasteiro. Decifrar os números nas camisolas foi um problema, mas, temos quase a certeza, foi o próprio Júlio a converter de forma superior um livre direto sobre a linha de grande-área, não dando hipóteses a Matias (David, antes um dos esteios da equipa, já não faz parte do plantel).
Passavam apenas dez minutos e, a partir daqui, a contenda perdeu algum interesse, especialmente porque o perigo foi rareando junto às duas balizas. O Cesarense, em alguns instantes da primeira-parte da 6.ª jornada do campeonato, ainda conseguiu transportar o seu futebol para a metade de relva defendida pelo opositor, mas o Lusitânia foi sempre capaz de levar alguma velocidade para junto da dupla de centrais Tiago/Paulo Jorge.
Com Marreta no vértice avançado do ataque, Queirós e Amaral fugiram pelas faixas, deixando Fábio Pomba na zona de construção ofensiva e Alex e Miguel Oliveira a fechar no meio-campo. O sentimento tático não mudou após o descanso, mas o onze de Francisco Faria tentou ser mais cerebral na posse de bola, circulando em vez de privilegiar os rasgos, mas foi faltando qualidade de passe, nomeadamente quando o primeiro entendimento construtivo partiu da zona central da defesa.
A primeira grande ocasião de golo aparece já depois da hora de jogo, com a "bomba" de Amaral a ser parada apenas por um defensor visitante e já sobre a linha fatal. Um aperitivo para o prato principal: soberbo golo de Stela, acabadinho de entrar, com um remate de longe, muito longe, mas com força e colocação suficientes para deixar Marco pregado ao relvado. Para ver e rever.
Se, até aqui, o Cesarense nada fez, certo é que continuou a fazer pouco, mesmo com as substituições. O Lusitânia ganhou solidariedade e solidez coletiva, reforçadas com a chegada ao jogo de Heitor. Não obstante um susto no último lance, é inteiramente merecida a primeira vitória na 2.ª Divisão. Uma injeção de moral, sem dúvida, importante.
Arbitragem com critério, no mínimo, irregular, quer na disciplina, quer nas chamadas pequenas faltas, castigando mais o Lusitânia. Última nota para o banco de suplentes da equipa visitante: continua a necessitar de reparação...
2.ª DIVISÃO 6.ª JORNADA
Estádio João Paulo II
Árbitro: Pedro Vilaça (AF Porto)
Assistentes: Tiago Leandro e José Silva
Ao intervalo:
1-1
Lusitânia 2
Matias
Celso
Dário
Miguel Oliveira
(Stela, 68m)
Queirós
Fábio Pomba
(Heitor, 80m)
Marreta
(Rui Marques, 90+3m)
Cris
Amaral
Alex (cap.)
David Castro
NÃO UTILIZADOS
Rui Santos, Bebé, Cardoso e João Silveira.
TREINADOR
Francisco Faria.
Cesarense 1
Marco (cap.)
Tiago
Tó Frangolho
(Manuel, 75m)
Américo
Mosca
(Cris, 45m)
Miguel
Fábio Valente
Paulo Jorge
Júlio
Tiago Ferreira
Bruno Anciães
(Pina, 78m)
NÃO UTILIZADOS
Rui, Garcia, Rosas e Oliveira.
TREINADOR
Martins.
Disciplina: cartão amarelo para Fábio Pomba (31m), Dário (40m), Queirós (44m), Miguel Oliveira (55m), Fábio Valente (62m), Cris (70m) e Alex (90m).
Marcadores: Marreta (1m), Júlio (11m) e Stela (73m).

In, DI 29.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário