segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PRAIENSE x FLAMENGOS

Serviços mínimos foram suficientes

 PRAIENSE supera Flamengos e permanece 100% vitorioso na Série Açores
Jogo de fraca qualidade técnica. O Praiense foi mais ofensivo mas só apresentou lampejos de bom futebol na primeira parte.
JOSÉ ELISEU |di
Parecia que iria ser uma tarde folgada para o Praiense, quando a equipa de Manuel da Costa abriu o ativo logo aos 3 minutos, por intermédio de Amonike. O lance do golo foi um indicador da melhor forma de ganhar superioridade à defesa flamenguense. Um passe longitudinal para as costas do lateral esquerdo do Faial e Amonike ganhou amplamente em velocidade a Fernando Pacheco, tocando para a baliza perante a saída de Ilídio Matos.
Era evidente o baixo poder de arranque da retaguarda azul-e-branca e a dificuldade nas transições defensivas. Face ao adiantamento da sua linha recuada e, por estranho que possa parecer, as ações atacantes do Flamengos tornavam-se-lhe periclitantes. Isto porque, ao perder a posse de bola, a equipa faialense tinha dificuldade nos reposicionamentos e abria muitos espaços suscetíveis de serem explorados pelo adversário. O Praiense não soube tirar devido partido dessa debilidade.
Conseguiu-o em duas ou três ocasiões através de passes diagonais a solicitar a entrada dos extremos Marco Aurélio e Amonike. Principalmente este último beneficiou de muita liberdade de ação mas sem grandes consequências por deficiências no derradeiro passe. À primeira oportunidade o Flamengos marcou. Insistência de César Andrade e Tiago Soares à meia volta a empatar a contenda. Tiago Soares era elemento fundamental na estratégia visitante por transportar jogo desde a zona intermediária baixa até ao cume do ataque.
Quando a equipa do Flamengos não tinha bola, Sérgio Alvernaz e Celso Pereira recuavam e faziam com Paul Dias uma espécie de primeira linha defensiva, cabendo a Tiago Soares o equilíbrio do meio campo juntamente com César Andrade. Esta movimentação segurava a equipa por dentro mas descobria-a por fora porque os laterais do Praiense, Luciano Serpa e Nélson, não tinham oposição e podiam subir até muito perto da área adversária. Não espantou, pois, que o segundo golo dos terceirenses tenha sido apontado por Luciano Serpa e numa jogada de envolvimento coletivo.
Na segunda parte o Praiense apareceu com Fábio Vicente e Flávio nos lugares de Amonike e Ricardo Costa. As características dos substitutos mudaram o tipo de jogo da equipa alvi-rubra que ficou mais de posse do que de explosões. O Praiense da segunda parte foi mais controlador que dominador. Foram testados passes de rutura mas sem a eficácia pretendida. Com a saída de Tiago Soares, o Flamengos ficou mais curto e o Praiense mais instalado no meio campo adversário, embora o terceiro fosse conseguido na sequência de uma "oferta" de Ilídio Matos que fez de um pontapé de baliza um passe para João Borges que sem surpresa ganhou em velocidade aos defensores contrários e ofereceu a glória dos festejos a Marco Aurélio.
João Martins de Coimbra esteve sempre perto dos lances e julgou-os quase sempre bem. De registar apenas 2 foras-de-jogo mal assinalados.
4 estrelas!
SÉRIE AÇORES   5.ª JORNADA
Estádio Municipal da Praia da Vitória
Árbitro: João Martins (AF Coimbra)
Assistentes: Pedro Raposo e Renato Carvalho
Ao intervalo:
2-1
Praiense 3
André
Luciano Serpa
António Alves
Caneco
Nélson
Ricardo Costa
(Fábio Vicente, 45m)
Amonike
(Flávio, 45m)
Benjamim
Marco Aurélio
João Borges (cap.)
Vítor Alves
(Moreira, 66m)
NÃO UTILIZADOS
Bruno Teixeira, Gilberto, Chalana e Vasco Goulart.
TREINADOR
Manuel da Costa.
Flamengos 1
Ilídio Matos
Nélson Bettencourt
Sérgio Alvernaz
Tiago Soares
(Ricardo Correia, 75m)
Celso Pereira
Jorge Silveira
Paul Dias
Tiago Oliveira
(Mílton Mota, 88m)
César Andrade
(Rui Bettencourt, 88m)
Fernando Pacheco (cap.)
Roberto
NÃO UTILIZADOS
Nélson Gomes, Bruno Lobão e Michael Moniz.
TREINADOR
Luís Paulo Pacheco.
Disciplina: cartão amarelo para Amonike (8m), Paul Dias (32m), Fernando Pacheco (41m), Ricardo Costa (44m), Sérgio Alvernaz (45m), Tiago Soares (47m), Flávio (86m) e Jorge Silveira (89m).
Marcadores: Amonike (3m), Tiago Soares (16m), Luciano Serpa (38m) e Marco Aurélio (89m).

In, DI 29.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário