quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TORNEIO INTERASSOCIAÇÕES SUB-18


Horta vencedora em igualdade pontual com Angra do Heroísmo

A seleção da Associação de Futebol da Horta foi a grande vencedora do Torneio Regional Interassociações de Futebol, escalão etário de sub18, evento que decorreu, entre sexta-feira e domingo, em Ponta Delgada. Angra do Heroísmo terminou na segunda posição, embora em igualdade pontual com a equipa faialense. O conjunto anfitrião finalizou no terceiro posto.
Conferimos os resultados apurados ao longo do certame:
Angra do Heroísmo 1 - Ponta Delgada 0,
Horta 0 - Angra do Heroísmo 0,
Ponta Delgada 0 - Horta 1,
Ponta Delgada 0 - Angra do Heroísmo 1,
Angra do Heroísmo 0 - Horta 1
Horta 2 - Ponta Delgada 3.

O quadro da classificação geral ficou assim estabelecido:
1.ª Associação de Futebol da Horta 7 pontos (4J2V1E1D, 4-3 em golos),
2.ª Associação de Futebol de Angra do Heroísmo 7 pontos (4J2V1E1D, 2-1 em golos),
3.ª Associação de Futebol de Ponta Delgada 3 pontos (4J1V0E3D, 3-5 em golos).

In, DI 30.01.2013

FORMAÇÃO - CAMPEONATOS NACIONAIS

A primeira jornada da segunda fase dos campeonatos nacionais de juniores "B" (juvenis) e juniores "C" (iniciados) não correram de feição às equipas açorianas. Os campeões regionais entraram a perder em ambos os escalões, mas nos sub16 o Operário deu mostras de poder somar pontos à medida que a competição for decorrendo.
Os fabris, EM JUVENIS, estrearam-se no nacional com uma deslocação à Marinha Grande para medir forças com o Marinhense e somente o resultado - derrota por 2-1 - é que destoou da exibição personalizada dos pupilos de António Oliveira. Os lagoenses pecaram essencialmente pela falta de traquejo neste nível competitivo, mas vincaram que com mais experiência poderão alcançar melhores resultados.
Mais pesada foi a derrota consentida pelo Fayal Sport, EM INICIADOS, na primeira jornada da segunda fase do nacional de iniciados. Os faialenses receberam e perderam por 1-5 diante do União de Leiria, adversário que chegou ao intervalo com o triunfo praticamente no bolso. O tento de honra dos insulares foi apontado por Miguel Menezes, à passagem do minuto 48.
Por outro lado, Torreense, Oeiras, Anadia, Atlético e Mafra são os adversários do Santa Clara na segunda fase do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Juniores "A" - Zona Sul. 
O Santa Clara inicia a prova a nove de fevereiro jogando em casa frente ao Oeiras, deslocando-se depois à Tapadinha para defrontar o Atlético. Seguem-se duas partidas na condição de visitado - Torreense e Mafra - antes da deslocação mais longa, a Aveiro, para medir forças com o Anadia.
Na segunda volta do campeonato inverte-se a ordem dos jogos, ou seja, depois de atuar em Anadia os encarnados de Ponta Delgada vão a Oeiras, recebem o Atlético, cumprem jornada dupla fora diante do Torreense e Mafra e encerram a participação albergando o Anadia. Os três primeiros classificados sobem à Primeira Divisão.

In, DI 30.01.2013

BARREIRO x PRAIENSE ALTERADO


Barreiro/Praiense antecipado para sábado


 DÉRBI. Barreiro defronta Praiense para a Terceira Divisão - Série Açores
A partida entre Barreiro e Praiense, válida para a 16.ª ronda da Série Açores, realiza-se sábado, com início às 15:00, no campo municipal de Angra.







O prélio que coloca frente-a-frente Barreiro e Praiense, inserido na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da Terceira Divisão - Série Açores, foi antecipado para sábado, às 15:00, no municipal da cidade açoriana Património Mundial.
O facto de o Angrense também atuar em casa no próximo fim de semana (domingo, 15:00, frente ao Prainha) levou à referida antecipação. Ainda no domingo (15:00) efetuam-se os restantes embates: Rabo de Peixe - Marítimo, Sporting Ideal - Santiago e Flamengos - Vitória.

In, DI 30.01.2013

ANGRENSE EM BUSCA DA SUBIDA


Angrense com caminho aberto


 ANGRENSE pretende regressar à Segunda Divisão Nacional
Angrense garante matematicamente permanência na Série Açores.




A vitória (3-1) conseguida na Graciosa diante do Marítimo e o desaire (0-1) averbado pelo Rabo de Peixe em Água de Pau, frente ao Santiago, permitiram ao Angrense selar a permanência direta no Campeonato Nacional da Terceira Divisão - Série Açores, através da conquista de um lugar entre os quatro primeiros classificados.
A formação da rua de São João é a segunda a garantir a manutenção (a primeira foi, claro, o comandante Praiense), restando somente mais duas vagas, a discutir entre três "galos", na circunstância, Sporting Ideal, Santiago e Rabo de Peixe.

SUBIDA

Com 35 pontos somados - mais dez do que o Rabo de Peixe quando faltam disputar nove - à 15.ª jornada, os pupilos de João Eduardo Alves podem começar a dedicar-se em exclusivo à luta pela subida à Segunda Divisão, a única ambição que lhes resta para o que sobra da fase regular e segunda fase da competição, para além de objetivo assumido desde que o clube regressou ao terceiro escalão após curta passagem (uma temporada) pelo segundo.
A campanha dos encarnados da cidade açoriana Património Mundial no campeonato merece, na realidade, os mais fortes aplausos, pois o coletivo conseguiu igualar os 35 pontos amealhados em igual período na época 2006/07, melhorou a nível ofensivo (43 contra 27 golos marcados) e defensivo (11 contra 14 golos sofridos), ofuscado apenas por um super Praiense que lidera invicto a magna prova com 43 pontos, tendo consentido apenas um empate.

In, DI 30.01.2013

LUSITÂNIA QUEBRA ENGUIÇO


Lusitânia quebra enguiço


 LUSITÂNIA 
continua empenhado na luta pela manutenção

De memória já não chegávamos lá, mas no arquivo encontrámos a última vez que o Lusitânia pontuou fora de casa no Campeonato Nacional da Segunda Divisão. Com oito derrotas consentidas nos oito jogos realizados na condição de visitante na presente época, foi preciso recuar à última participação dos "leões" de Angra do Heroísmo no escalão secundário (2007/08) para encontrar um ponto alcançado fora do majestoso estádio João Paulo II.
A igualdade (2-2) conseguida no passado domingo no recinto do Tocha aconteceu cinco anos e três meses volvidos sobre o derradeiro empate que os verde-e-brancos haviam alcançado fora de portas. Foi, então, a sete de outubro de 2007, em Odivelas, frente à turma local, partida da sexta jornada da Série "D" da Segunda Divisão que terminou empatada a uma bola.

CONFIANÇA 

Nessa temporada o Lusitânia desceu à Terceira Divisão e no que sobrou do campeonato não mais conseguiu pontuar, acumulando doze derrotas na primeira fase e mais dez na segunda, num total de 23 encontros disputados como visitante. A igualdade na Tocha trouxe o passado à memória, mas é com o firme propósito de fazer melhor que os verdes da cidade açoriana Património Mundial olham para o futuro.
Aliás, o empate na Tocha é um tónico deveras precioso para os subordinados de Francisco Faria, uma vez que, para além de quebrar um extenso ciclo de derrotas enquanto forasteira e logo perante um adversário direto na luta pela sobrevivência, impediu que a equipa descesse ao último lugar, o que, em termos psicológicos, acarreta sempre algum desgaste adicional.
Agora, é fundamental dar sequência aos resultados positivos nos embates que se aproximam, a começar já domingo na receção ao complicado Académico de Viseu.

In, DI 30.01.2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GOVERNO CORTA NOS APOIOS


Governo corta no desporto 


 DESPORTO açoriano com cortes a todos os níveis em 2013


O governo prepara-se para aplicar mais cortes nos apoios que são atribuídos aos clubes da região, tanto ao nível dos contratos-programa que são direcionados às diferentes associações e aos escalões de formação, como ao nível da promoção no exterior (palavra Açores), incluindo-se aqui os clubes que competem nas provas de âmbito nacional.
Em tempo de contenção financeira a ordem é para poupar e os clubes açorianos vão receber em 2013 menos do que receberam em 2012.
Os cortes, diz a Antena-1 Açores, deverão variar entre os 10 (formação) e os 25 por cento (competições nacionais), o que somado às reduções verificadas em 2012 poderá, em alguns casos, ascender aos 40 por cento, uma quebra praticamente para metade. A primeira consequência é a ausência dos Açores nos Jogos das Ilhas e o cancelamento da Gala do Desporto.

REUNIÕESPor outro lado, a direção regional do Desporto inicia em fevereiro o habitual ciclo de reuniões anuais com todas as associações de modalidade e de desportos com expressão na região, com vista ao estabelecimento dos respetivos contratos-programa para a época 2012/13 ou 2013, de acordo com as respetivas calendarizações de cada modalidade.
Na primeira reunião, a quatro de fevereiro, António Gomes manterá um encontro de trabalho com as oito associações de voleibol existentes no arquipélago. Até finais de abril, o diretor regional reunirá com as restantes estruturas associativas responsáveis nos Açores pela prática de quase quatro dezenas de modalidades.
O executivo investe anualmente cerca de nove milhões de euros em apoio direto ao associativismo desportivo, tendo neste momento liquidados todos os encargos relativos a 2012. Os apoios governamentais movimentam mais de 23 mil atletas federados.

In, DI 29.01.2013

ANGRENSE BATE MARÍTIMO FACILMENTE


Angrense com vitória justa na visita ao Marítimo da Graciosa

Na Graciosa, o Marítimo local não conseguiu travar a marcha ofensiva do coletivo da rua de São João que garantiu a manutenção direta a três jornadas do final da fase regular. Mesmo assim, as coisas não estiveram fáceis para o Angrense que dominou o jogo mas a bola teimou em não entrar.
Foi mesmo contra a corrente do encontro que o Marítimo inaugurou o marcador por intermédio do reforço Freddy que encostou o esférico para o fundo das malhas após canto de André. Nada que desconcentrasse os forasteiros que na compensação da primeira parte repuseram a igualdade por intermédio de Vitória através da conversão de uma grande penalidade.
Nos segundos 45 minutos houve espaço para a reviravolta no marcador com mais dois golos para o Angrense. Primeiro por Graxinha, num cruzamento remate, e depois por Márcio. O Marítimo, mesmo com a entrada do treinador Isidro Beato, já vai em três derrotas consecutivas.

In, DI 29.01.2013

LUSITÂNIA COM EMPATE MORALIZADOR


Lusitânia reforça moral com empate na Tocha


 LUSITÂNIA alcança empate na Tocha com menos uma unidade em campo
Equipa da rua da Sé alcança precioso empate (2-2) na deslocação ao recinto do Tocha com golo mesmo ao cair do pano. Bom espetáculo de futebol.





Os dois últimos classificados da Segunda Divisão - Zona Centro disputaram um bom jogo num campo difícil. A equipa da casa começou melhor, a dominar no meio-campo e a jogar perto da baliza adversária, chegando ao golo aos 12 minutos, por intermédio do estreante Júnior, que apontou de cabeça, após cruzamento de Vasco pela direita.
O Tocha continuou a controlar a partida e quando menos se esperava o Lusitânia beneficiou de uma grande penalidade por falta de Curto na linha direita da área. Dário foi chamado a marcar aos 37 minutos e não desperdiçou a oportunidade. O golo do empate veio dar alguma coragem ao Lusitânia que, poucos minutos depois, atirou ao poste direito da baliza de Marcos.
A segunda parte começou praticamente com o segundo golo do Tocha, numa jogada construída por Rola no lado esquerdo que cruzou atrasado para Vasco marcar de pé direito. De novo em vantagem a equipa da casa continuou a jogar no meio-campo adversário, criando algumas situações de perigo, mas nem André Gonçalo nem o já recém-entrado Grou conseguiram aumentar o marcador.
Nos últimos cinco minutos, o Lusitânia, já com dez unidades, após expulsão de Silveira por fazer falta sobre Grou quando este se dirigia isolado para a baliza, acreditou que era possível chegar ao empate e aproximou-se da baliza do Tocha. Primeiro através de um canto onde podia ter marcado, depois por um remate que saiu ao lado. No último minuto dos descontos, quando se pensava que o resultado estava feito, Nuno passou na esquerda por Curto, entrou na área e cruzou com a bola a embater em Carlos Miguel e a trair Marcos. Estava feito o empate final.

RESULTADOSDesfechos da 17.ª jornada da Segunda Divisão - Zona Centro:
Sporting de Espinho 3 - Anadia 0,
São João de Ver 1 - Cesarense 0,
Académico de Viseu 2 - Operário 0,
Tocha 2 - Lusitânia 2,
Coimbrões 3 - Nogueirense 1,
Cinfães 3 - Pampilhosa 1,
Tourizense 0 - Benfica e Castelo Branco 1
Bustelo 0 - Sousense 0.

Classificação:
1.º Cinfães 33 pontos,
2.º Académico de Viseu 32,
3.º Anadia 31,
4.º Sporting de Espinho 30,
5.º São João de Ver 28,
6.º Benfica e Castelo Branco 26,
7.º Pampilhosa 25,
8.º Operário 24,
9.º Sousense 22,
10.º Coimbrões 22 (menos um jogo),
11.º Tourizense 21,
12.º Nogueirense 19,
13.º Cesarense 17,
14.º Bustelo 12,
15.º Lusitânia 11 (menos um jogo),
16.º Tocha 10.

In, DI 29.01.2013

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SCV x BCR

O Boavista foi à Vilanova com o intuito de corrigir o mau resultado que tinha feito no domingo anterior, ao perder com as Fontinhas.
E conseguiu, uma vez que entrou no jogo com determinação e ao intervalo já vencia por 2-0, golos de Iuri e Cenoura.
Após o intervalo, o melhor que o Vilanovense conseguiu foi reduzir, já perto do final, por Twix.

Resultado Final:

SCV    1 x 2    BCR

REAÇÃO AO JOGO COM...DANIEL COTA


Não entrámos muito bem no jogo, o adversário entrou bastante bem, teve a felicidade de fazer o 1-0, depois fez o segundo, teve oportunidades para fazer mais, nada nos saía bem, nem bolas na frente, nem bola controlada, nem bolas paradas, nada resultava.
Na 2ª parte, entrámos melhor no jogo, mas há jogos assim, sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, a derrota iria aparecer, o futebol é assim mesmo e agora é levantar a cabeça e começar a preparar o próximo jogo.

REAÇÃO AO JOGO COM...MOISÉS PACHECO


A minha equipa venceu por aquilo que fez na primeira parte, fomos superiores à equipa das Fontinhas na 1ª parte, conseguimos marcar 2 golos, ao intervalo, éramos uns justos vencedores.
Na 2ª parte, não entrámos muito bem, controlámos o jogo e as Fontinhas só criou perigo em lances de bola parada, ou em pontapé para a frente, penso que o resultado assenta bem, tendo em conta o que se passou em campo. 

JDL x GDF

Campeonato da Ilha Terceira
Jornada:   7
JD Lajense
vs
GD Fontinhas
Árbitro
Árbitros Auxiliares
Paulo Simão
Marco Medeiros
Aníbal Medeiros
Vítor Lopes
Moreira
Catorze
Maciel
64’
Nuno Hélder
Vitor
Filipe
Gomes
Zezinho
Joka
Marco Aurélio
58’
Cantigas
Ponta Garça ©
Delmiro
53’
Vitor Mendonça
João
Joca
José
Luís Pedro
61’
Steven
Nuno Areias
Nélson
Pedro Paula
Ricky
Dúnio
Gerson
Lisuarte
Laranjo
Pica
84’
Wilson
Hugo Meneses
Dário
Hélder
58’
Rodrigo
64’
Sérgio
61’ e 84’
André Silva
53’
Moisés Pacheco
Daniel Cota


DISCIPLINA
Amarelos:  Joca 50’ e 78’, Marco Aurélio 53’, Hélder 66’, Zezinho 67’, Sérgio 75’ e Vítor Mendonça 90’ pelo Lajense; Jokinha 44’, Cantigas 68’ pelas Fontinhas.
Vermelhos: Joca 50’ e 78’ por acumulação e Maciel 75’ direto.

A equipa de Moisés Pacheco conseguiu neste domingo quebrar a invencibilidade da equipa sensação da prova, uma vez que, venceu inequivocamente a equipa orientada por Daniel Cota, estas equipas já se tinha encontrado por duas vezes, e o empate a uma bola tinha sido o resultado em ambos.
Este jogo foi muito disputado, embora, nem sempre bem jogado, as equipas jogaram com o mesmo sistema tático, 4 defesas, 2 pivôs defensivos, 1 organizador de jogo e três homens na frente, encaixando bem uma na outra.
O Lajense entrou muito forte no jogo, aproveitando o vento pelas costas, ocupou o meio-campo adversário, nos primeiros 15’ teve 3 situações de bola parada, protagonizadas por Nuno Hélder, que criaram perigo junto da baliza de Moreira, logo aos 3’ canto curto entre N. Hélder e Vítor M. com o primeiro a chutar forte ao 2º poste, onde não aparece ninguém. Passados 2’, o mesmo atleta tenta o canto direto, com Moreira a defender, novamente, para canto, aos 13’, Nuno Hélder num livre a meio-campo, descobre Vítor M. sozinho na direita, este desce pelo seu flanco e à entrada da área chuta fraco para o guardião contrário.
Na jogada seguinte, um atleta das Fontinhas perde a bola no seu meio-campo, Joca recebe a bola de trivela, coloca a bola em Vítor Mendonça que embalado de trás chuta forte e colocado para o 1-0.
Aos 28’, as Fontinhas chega pela 1ª vez à grande área contrária, João no meio, coloca a bola em Nélson, que recebe no peito e entra na área, passando por Zezinho, quando puxa o esférico para dentro, Zezinho recupera e alivia para canto. No seguimento do canto, surge a melhor oportunidade dos jovens das Fontinhas, João bate o canto e Nélson, de cabeça, atira um pouco por cima.
Aos 37’, Nuno Hélder, sempre ele nas bolas paradas, bate um livre lateral em força e colocado, Gomes numa tentativa de cortar a bola, embora surpreendido, introduz a bola na sua baliza, fazendo o segundo do Lajense.
O intervalo chegou com o resultado em 2-0, aceitando-se o mesmo por aquilo que foi a primeira parte.
A vantagem ao intervalo permitiu ao Lajense abordar a 2ª parte de forma mais cínica, na gestão do tempo e da posse de bola. Moisés Pacheco foi refrescando o meio-campo, que fazia com que as Fontinhas jogasse ora muito lateral, ora bombeando bolas na área e aí a defensiva lajense sentia-se como peixe na água.
A segunda parte foi mais quezilenta, havendo 8 cartões amarelos e 2 vermelhos, facto que não ajudou a um melhor jogo.
Logo a abrir a 2ª metade, José bate um livre lateral muito bem, mas a bola passa rente ao poste, aos 68’ José, novamente, tenta um canto direto e Vítor L. faz a defesa da tarde.
Até ao final, só há a destacar uma jogada de André Silva que recebendo a bola na esquerda, vem para o meio, e chuta para defesa de Vítor L.
Em termos disciplinares Joca foi expulso aos 78’ por acumulação e Maciel, no banco de suplentes após ter sido substituído foi expulso diretamente, talvez por palavras.
Paulo Simão esteve ao nível do jogo.

MELHORES MARCADORES À 7ª JORNADA

Nome Clube Golos
João Dias GDF 4
Nélson GDF 3
Roberto JDL  3
Zula BCR 3
Valério BCR 3
Cenoura BCR 3

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DA 7ª JORNADA

SCV 1 2 BCR
JDL 2 0 GDF


Clube J V E D GM GS GA P
Boavista 7 4 1 2 14 11 3 13
Lajense 7 3 2 2 8 8 0 11
Fontinhas 7 1 5 1 10 11 -1 8
Vilanovense 7 1 2 4 9 11 -2 5

CAMPEONATO TERCEIRA 7ª JORNADA

CAMP. TERCEIRA

Conferimos agora os desfechos da sétima rodada do Campeonato da Ilha Terceira: 
Juventude Lajense 2 - Fontinhas 0 
Vilanovense 1 - Boavista 2. 

Ordenamento do quadro vigente da tabela (todas as equipas com sete jogos efetuados): 
1.º Boavista 13 pontos, 
2.º Juventude Lajense 11, 
3.º Fontinhas 8, 
4.º Vilanovense 5. 

A oitava jornada, calendarizada para domingo, às 15:00, alberga as pelejas 
Fontinhas - Vilanovense 
Boavista - Juventude Lajense.


TOCHA x LUSITÂNIA


Lusitânia empata (2-2) na Tocha


 LUSITÂNIA 
alcança primeiro ponto fora de portas na Segunda Divisão




























A 17.ª ronda do Campeonato Nacional da Segunda Divisão - Zona Centro possibilitou os seguintes resultados:
Sporting de Espinho 3 - Anadia 0,
São João de Ver 1 - Cesarense 0,
Académico de Viseu 2 - Operário 0,
Tocha 2 - Lusitânia 2,
Coimbrões 3 - Nogueirense 1,
Cinfães 3 - Pampilhosa 1,
Tourizense 0 - Benfica e Castelo Branco 1
Bustelo 0 - Sousense 0.

O mapa da classificação geral está assim estabelecido:
1.º Cinfães 33 pontos,
2.º Académico de Viseu 32,
3.º Anadia 31,
4.º Sporting de Espinho 30,
5.º São João de Ver 28,
6.º Benfica e Castelo Branco 26,
7.º Pampilhosa 25,
8.º Operário 24,
9.º Coimbrões 22,
10.º Sousense 22,
11.º Tourizense 21,
12.º Nogueirense 19,
13.º Cesarense 17,
14.º Bustelo 12,
15.º Lusitânia 11,
16.º Tocha 10.

A 18.ª jornada efetua-se domingo e comporta os desafios:
Cesarense - Anadia,
Operário - São João de Ver,
Lusitânia - Académico de Viseu (15:00, estádio João Paulo II),
Nogueirense - Tocha,
Pampilhosa - Coimbrões,
Benfica e Castelo Branco - Cinfães,
Sousense - Tourizense
Bustelo - Sporting de Espinho.

Para a 25.ª ronda do Campeonato da Segunda Liga, o Santa Clara perdeu no reduto do Tondela por 4-2. Os açorianos são sétimos com 36 pontos.


In, DI 28.01.2013

BARREIRO x FLAMENGOS


Mais três
preciosos pontos


 BARREIRO sentiu algumas dificuldades para superar o lanterna vermelha Flamengos
Não foi um jogo de deslumbrar, já que as condições climatéricas não estavam de feição, mas valeu pela determinação encarnada.
DANIEL COSTA |di






O Flamengos entrou desinibido, pois ser último também, em determinados momentos, traz alguma tranquilidade, já que a pressão e obrigação de vencer estão do outro lado, equilibrando a contenda durante a primeira quinzena de minutos, pese encontrar pela frente a forte oposição do vento que soprava por vezes forte.
Volvidos estes minutos, o Barreiro de uma forma consistente foi aumentando a pressão, através do seu carrossel técnico, com a bola a fluir rente ao tapete verde do terreno de jogo, como, aliás, mandam as regras quando o vento se torna um opositor de referência. Como tal, os danos não se fizeram esperar, uma vez que a defesa do Flamengos começou a claudicar. Como resultado, após um lance bem urdido pela zona frontal, Miranda rompeu em velocidade e bateu Dinis pela primeira vez.
Bola ao centro como determinam as leis e, na reposição do esférico, este acaba por ir parar ao guardião Ronaldo que tem, então, o seu momento de glória. Quando atirou a redondinha para jogo, esta apanhou a boleia da ventania, bateu no solo e anichou-se no fundo das redes do incrédulo Dinis pela segunda vez. Um golo pouco comum, certamente para mais tarde recordar.
Com a partida bem encaminhada ou praticamente resolvida no espaço de um minuto, os visitados, embora comandando as operações, perderam concentração, com algumas unidades a pegarem-se em demasia ao esférico, tornando o prélio mais lento e previsível, sem grandes situações até ao intervalo, excetuando um raide individual de Lhuka que terminou com um remate traiçoeiro para defesa de Dinis com dificuldade.
Com o vento agora pelas costas e sem nada a perder, a formação faialense foi uma equipa audaz na segunda parte, instalando-se mais no terreno barreirense, abrindo por isso muito mais espaço para os terceirenses explorarem e, quiçá, ampliarem o marcador, como, inclusive, esteve para acontecer por intermédio de Ivo, só que o remate saiu em cheio contra o corpo do guardião contrário.
Aos poucos, o futebol encarnado foi perdendo algum fulgor e o azul ganhando alento, de tal forma que, após o sexto minuto, o Flamengos reduziu na transformação de uma grande penalidade, convertida por Nelson Bettencourt.
Tentando tirar partido da redução no marcador, o Flamengos pareceu ter condições para chegar à igualdade. Porém, o Barreiro não se ficou e respondeu de pronto por intermédio de Ivo, colocando de novo uma diferença de dois golos no marcador e, sobretudo, um ponto final no ânimo faialense.
Apesar de continuar a jogar de forma desinibida, foi notória a quebra de confiança no grémio da cidade da Horta com mais este revés que, contudo, ganharia de novo consistência porque o mesmo Rui Bettencourt voltaria a colocar a diferença mínima no resultado, na transformação de mais um castigo máximo. Todavia, na reta final os anfitriões mantiveram o sangue frio e não se deixaram surpreender.
Arbitragem: regular.
SÉRIE AÇORES - 15.ª JORNADA
Municipal de Angra do Heroísmo
Árbitro: Eugénio Arez (AF Algarve)
Assistentes: Ricardo Glória e Carlos Costa
Ao intervalo:
2-0
Barreiro 3
Ronaldo
Nelson (cap.)
Fábio
Nuno
Marco Fernandes
Ivo
(Marco André, 73m)
Jorge
José Isidro
Spencer
Lhuka
(Nobita, 90+1m)
Miranda
(Hélder, 78m)
NÃO UTILIZADOS
Bruno, Xiquinho, Anselmo e Mário.
TREINADOR
Hildeberto Borges.
Flamengos 2
Dinis Faria
Bruno Lobão
Nelson Bettencourt
Sérgio Alvernaz
Tiago Soares
(Rui Rosa, 66m)
Rui Bettencourt
(Milton Mota, 45m)
Celso Pereira
Jorge Silveira
Paul Dias (cap.)
Tiago Medeiros
(Michael Moniz, 72m)
César Andrade
NÃO UTILIZADOS
Nelson Gomes, Ricardo Duarte e Mário Jorge.
TREINADOR
António Luz.
Disciplina: cartão amarelo para Nelson (52m), Milton Mota (75m) e Jorge (81m).
Marcadores: Miranda (20m), Ronaldo (21m), Nelson Bettencourt (53 e 82m, ambos de g.p.) e Ivo (63m).

In, DI 28.01.2013