quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TORNEIO DO RAMO GRANDE JDL


Lajense apresenta Torneio Ramo Grande

O Juventude Desportiva Lajense leva a efeito, entre 29 e 31 de março, o VI Torneio de Futebol do Ramo Grande 2013 - Futebol 7, iniciativa que alberga todas as equipas da ilha Terceira do escalão de juniores "E", uma de outra ilha dos Açores e uma de Portugal Continental.
A conferência de imprensa de apresentação do referido evento está agendada para o dia oito de março, às 20:30, no auditório da sede do Juventude Desportiva Lajense.
Este torneio é, recorde-se, um projeto iniciado na época desportiva 2007/2008, sendo considerado um marco histórico da popular coletividade, bem como um acontecimento importante no panorama desportivo do concelho praiense e da própria ilha.

In, DI 28.02.2013

LUSITÂNIA TEM EMPATE AMARGO


Três tristes ferros transformam
vitória merecida em empate


 JORNADA DE AZAR. Amaral, nem de grande-penalidade, conseguiu evitar os... postes
Coimbrões retraído. Lusitânia claramente atrás do triunfo. Ganhou o azar: por três vezes a bola bateu nos postes, uma de grande-penalidade.
LUÍS ALMEIDA |di
O Lusitânia acertou o calendário da 2.ª Divisão e a contabilidade com os postes, que sai claramente favorável à baliza do Coimbrões na atrasada 16.ª jornada, pois também a trave ajudou a desequilibrar um ponto que deveriam ter sido três, tantos quantos os remates que beijaram os ferros. Por entre tanto azar sobra o nulo, um castigo demasiado pesado para a única equipa que fez por merecer a vitória.
Entrou forte o Lusitânia e um minuto bastou para deixar sinais de alerta na retaguarda do Coimbrões. Os verdes precisaram de poucos toques para criar o primeiro lance de aviso e, aos nove minutos, foi Amaral, muito bem servido na esquerda pelo cruzamento de Cris, a soltar o primeiro grito de golo no frio Estádio João Paulo II. A bola, rematada com estilo, bateu caprichosamente no poste do lado contrário.
As duas equipas apresentaram esquemas idênticos, embora estrategicamente distantes: terceirenses em posição dominante; continentais a apostar nas saídas rápidas, quase sempre travadas pela dupla de centrais Dário/Miguel Oliveira. Com Alex e Pomba na vertente mais contida do meio-campo, Cris foi o mais ofensivo dos laterais e ajudou à preponderância que assumiu o lado direito do ataque. Isto porque Queirós, a 10, descaiu várias vezes para junto de Marreta, que teve mais bola do que Amaral e, logicamente, gozou de maiores pontes para construir desequilíbrio.
Mas seria novamente Amaral a travar diálogo enervante com... o poste. Lance de insistência, o esférico sobra para fora da grande-área e o remate do 18 lusitanista terá sido desviado pelo braço de Costa, com o árbitro a assinalar de pronto grande-penalidade. Guarda-redes para um lado, bola para o outro, mas o poste direito da baliza de Fábio impediu que Amaral fizesse a festa.
O descanso manteve o Lusitânia perto da baliza mas longe do golo. O ferro voltou a ser frio, como o tempo, e pela terceira vez ganhou o duelo contra as chuteiras dos jogadores da casa. Dois minutos na segunda-parte e Queirós, do meio da rua, acertou na trave. Muita má sorte. Marreta não fez melhor, desperdiçando, por duas vezes, o último toque dentro da pequena-área.
Já teria sido justa a vantagem para o Lusitânia, num conceito de justiça bastante abstrato no futebol. O Coimbrões cada vez mais retraído. Os açorianos a repetirem as tentativas. Amaral, de cabeça, e Queirós, de livre, ficaram próximos do êxito, mas a sorte continuava a não proteger os mais audazes. À hora de jogo, Francisco Faria retirou Marreta para lançar Diogo.
O Coimbrões fiou-se na sua sorte, sempre em doses de gigante. Fechou-se bem fechado e chegou a ter uma linha de seis unidades junto à grande-área. O Lusitânia insistiu, não desistiu e foi fazendo por inverter o azar. Não criou muitas oportunidades, é certo, mas foi o único a tentar criá-las. Foi novamente Amaral, já perto do fim, a desperdiçar a mais soberana. Os angrenses ficam só com um ponto porque os ferros ficaram com dois. Sorte macabra.
Arbitragem segura.
2.ª Divisão - 16.ª jornada      
Estádio João Paulo II
Árbitro: João Mendes (AF Santarém)
Assistentes: Paulo Raposo e Pedro Lopes
Ao intervalo: 0-0

Lusitânia 0
David
Dário
(49m, Celso)
Miguel Oliveira
Queirós
Pomba
Marreta
(61m, Diogo)
Cris
Amaral
Nuno Lima
Alex (Cap.)
Cardoso
NÃO UTILIZADOS
Rui Santos, Vasco, Evandro, João Silveira e David Castro.
TREINADOR
Francisco Faria.
Coimbrões 0
Fábio
Joel (Cap.)
Costa
Ricardinho
Brandão
Flávio
(90+2m, João Silva)
Luís Paulo
Paulinho
Rola
(84m, Tiago Lopes)
Nuno Pinto
Penantes
(84m, Carlos Sousa)
NÃO UTILIZADOS
Ivo e Guy.
TREINADOR
Paulo Lima.
Disciplina: amarelos para Costa (28m), Paulinho (65m) e Miguel Oliveira (74m).


In, DI 28.02.2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

LUSITÂNIA x COIMBRÕES

Hoje o Lusitânia acertou o Campeonato da II Divisão ao empatar em sua casa com o Coimbrões, não foi por não merecer que os pupilos de Francisco Faria não venceram este jogo, uma vez que, não aproveitaram uma grande penalidade e acertaram 3 vezes nos ferros. 
Deste modo, a equipa lusitanista continua abaixo da linha de água mas com esperanças de lá sair.

DIA D PARA LUSITÂNIA


Quarta-feira de decisões

Lusitânia defronta Coimbrões (10:30) e reúne em Assembleia (20:00).





O dia de hoje, quarta-feira, afigura-se sobremaneira importante para o futuro próximo do Sport Clube Lusitânia, tanto dentro como fora das quatro linhas.
No que concerne ao Campeonato Nacional da Segunda Divisão - Zona Centro, em prélio em atraso da 16.ª jornada, a turma leonina recebe, a partir das 10:30, no estádio João Paulo II, em Angra, o Coimbrões.
A equipa angrense ocupa a 15.ª posição com 15 pontos averbados, ao passo que os visitantes estão no 10.º posto com 27 pontos. Em caso de êxito, o Lusitânia apanha o Bustelo (14.º) na tabela. Relembre-se que apenas descem de escalão os dois últimos posicionados.

ASSEMBLEIA 

Por outro lado, e conforme demos conta em edições anteriores, o Lusitânia reúne hoje, a partir das 20:00, na sede da coletividade, sita à rua da Sé, em Assembleia-Geral (AG). A ordem de trabalhos comporta quatro pontos:
1.º Reestruturação dos empréstimos assumidos pelo clube, respetiva garantia e nomeação de mandatários para intervir nos atos correspondentes necessários. 2.º Cessão de Créditos, resultante dos subsídios que o clube tenha a auferir, provenientes da Direção Regional do Desporto, Direção Regional de Turismo e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, referentes à temporada 2012/13.
3.º Recurso ao PER - Processo Especial de Revitalização, nomeação dos membros e atribuição dos devidos poderes. 4.º Ratificação da nomeação dos atuais membros da Comissão Executiva que gere os destinos da instituição


In, DI 27.02.2013

TAÇA DE PORTUGAL COM REGULAMENTOS ESQUISITOS

TAÇA DE PORTUGALEntretanto, as reformulações em curso no futebol nacional também chegaram à Taça de Portugal. No que concerne às equipas que dão corpo à presente edição da Série Açores, apenas três participam na popular competição em 2013/14: os dois primeiros, uma vez que sobem à Segunda Divisão, e o quinto classificado, ou seja, o vencedor do Grupo "B" (manutenção).
O terceiro e quarto colocados do Grupo "A", para além de não subirem de escalão, também não têm acesso à Taça de Portugal, cenário que, pelo menos à primeira vista, não faz qualquer sentido.

In, DI 27.02.2013

APURAMENTO DE CAMPEÃO AFAH - BOAVISTA NA 2ª JORNADA


Boavista estreia-se na 2.ª jornada

Boavista Clube da Ribeirinha (Terceira), Sporting Clube de Guadalupe (Graciosa) e Clube Desportivo Velense (São Jorge) disputam, entre 24 de março e cinco de maio, o Torneio de Apuramento do Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH).
Recorde-se, a propósito, que o vencedor garante entrada direta no futuro Campeonato de Futebol dos Açores, prova que, a partir da temporada 2013/14, substitui o atual Campeonato Nacional da Terceira Divisão - Série Açores.
A ronda inaugural, marcada para 24 de março, alberga a peleja Desportivo Velense - Sporting de Guadalupe. No dia sete de abril concretiza-se a segunda jornada, estando em exibição o prélio Boavista - Desportivo Velense. A terceira rodada, última da primeira volta, efetua-se a 14 de abril com o desafio Sporting de Guadalupe - Boavista.
A segunda volta arranca a 21 de abril com a efetivação da quarta ronda, defrontando-se Sporting de Guadalupe e Desportivo Velense. Uma semana depois, a 28 de abril, tempo para a quinta jornada, rivalizando Desportivo Velense e Boavista. Por fim, a sexta (última) rodada está apontada para cinco de maio, enfrentando-se Boavista e Sporting de Guadalupe.

In, DI 27.02.2013

LUSITÂNIA MATA BORREGO


Lusitânia mata
velho borrego!


 LUSITÂNIA pode ter dado passo de gigante rumo à manutenção em Cesar
Seis anos depois o Lusitânia voltou a ganhar um jogo fora de casa na Segunda Divisão Nacional. Vitória no terreno do Cesarense tónico precioso.






O Lusitânia fez história na 21.ª jornada do Campeonato da Segunda Divisão - Zona Centro. Os verde-e-brancos não só alcançaram a primeira vitória fora de casa na época 2012/13 (2-1 na deslocação a Cesar para defrontar o Cesarense) como colocaram ponto final num jejum que durava desde cinco de maio de 2007, dia em que venceram fora pela última vez nesta competição.
Nessa altura, o Lusitânia foi ganhar por 1-0 ao terreno do Mirandense, o segundo de dois triunfos obtidos fora de portas. O primeiro tinha sido a cinco de novembro de 2006, por 2-0, no recinto do Sporting da Covilhã. Na temporada seguinte, os "leões" de Angra voltaram a competir na Segunda Divisão mas não evitaram a despromoção. Fora de casa o melhor que conseguiram foi um empate (1-1) em Odivelas.
Por isso, os três pontos conquistados em Cesar têm muito significado, não só porque recolocam a equipa orientada por Francisco Faria no rumo dos triunfos na condição de visitante, como reforçam as aspirações do coletivo à conquista da manutenção, diminuída que foi a diferença pontual em relação aos opositores que estão acima da linha de água.

In,DI 27.02.2013

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PEDRO LUÍS NO VILANOVENSE

Pedro Luís, mais conhecido como Pedrinho, é a mais recente contratação do SC Vilanovense, tendo já sido utilizado como titular contra o GD Fontinhas.
É um regresso de um atleta que já conhece os cantos da casa, uma vez que, já representou este clube durante algumas épocas.

LUSITÂNIA COM VITÓRIA MUITO IMPORTANTE


Lusitânia conquista triunfo deveras importante


 LUSITÂNIA adquire novo ânimo com a excelente vitória ante o Cesarense
Saboroso êxito (2-1) do Lusitânia em Cesar, que o coloca a três pontos dos lugares da manutenção. Açorianos estiveram a perder mas deram a volta.






A recuperação que o Lusitânia pretende encetar no Campeonato Nacional da Segunda Divisão - Zona Centro rumo à manutenção conheceu no passado domingo mais um desfecho positivo com os três pontos somados no recinto do Cesarense, um adversário direto na luta pela permanência que, apesar do golo inicial, não teve argumentos para suster a reação contrária.
O Cesarense colocou-se em vantagem à passagem da meia hora, mas o golo sofrido não abalou a confiança do Lusitânia que respondeu de pronto com o tento do empate, assinado por Marreta, igualdade que persistiu até ao intervalo, deixando todas as decisões para os segundos 45 minutos.
Apostando num futebol de pressão ofensiva, os pupilos de Francisco Faria viram premiado o esforço à entrada para o derradeiro quarto-de-hora quando Queirós apontou o golo da vitória, que reforça as legítimas aspirações do emblema da rua da Sé em alcançar a manutenção na Segunda Divisão.

JOGO EM ATRASO

Para já, e com um jogo em atraso, relativo à 16.ª ronda, que será disputado amanhã, quarta-feira, às 10:30, no João Paulo II, diante do Coimbrões, o Lusitânia está a três pontos do Bustelo e a cinco do Cesarense, as equipas que seguem à frente dos "leões" e acima dos lugares de despromoção.

In, DI 26.02.2013

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OPINIÃO - MATEUS ROCHA "VILANOVENSE"

OPINIÃO

MATEUS ROCHA

Vilanovense

Os acontecimentos verificados nos últimos tempos levam-nos a acreditar que é urgente uma reflexão profunda sobre a realidade do futebol regional terceirense, que envolva todos os intervenientes, pois o mesmo parece cada vez mais próximo do abismo.
Sem pretendermos colocar em causa as razões que assistem ou não às equipas, pois não acompanhamos a totalidade dos jogos, julgamos, contudo, que o direito à indignação deve ser manifestado de um modo correto, sustentado e nas instâncias próprias, sob pena de se desbaratar toda a legitimidade que possa existir.
Vem isto a propósito dos incidentes ocorridos no Boavista - Vilanovense, da 10.ª jornada do Campeonato da Terceira, realizado a 17 de fevereiro. Segundo declarações do próprio treinador, Álvaro Pereira, publicadas na edição de DI da passada quarta-feira, a equipa do Ramo Grande decidiu acabar com o jogo mais cedo (80 minutos) como ação de protesto por factos sucedidos anteriormente.
A decisão (admitimos que tomada a quente) desrespeitou os pergaminhos do Vilanovense, o público que pagou o seu bilhete para assistir ao espetáculo, o adversário e o próprio futebol. Por seu turno, na nossa perspetiva, os dirigentes, atletas e treinadores perderam grande parte da validade dos seus argumentos.
Não vimos - e bem - o Vilanovense tomar medidas semelhantes quando foi despromovido ao regional de uma forma, no mínimo, deplorável, consequência da falta de escrúpulos de pessoas sem caráter que se serviram do futebol em vez de o servir. Aí, o grémio da Vila Nova, embora sem resultados práticos, é verdade, agiu de acordo com as regras básicas da urbanidade.
PS: Qual é que vai ser a partir de agora o comportamento do Vilanovense quando se sentir prejudicado?

In, DI 25.02.2013

2ª FASE SÉRIE AÇORES - GRUPO A


CALENDÁRIO DA SEGUNDA FASE DA SÉRIE AÇORES - GRUPO "A"

I VOLTA
1.ª JORNADA | 10 MARÇO
Angrense - Sp. Ideal
Rabo Peixe - Praiense

2.ª JORNADA | 17 MARÇO
Sp. Ideal - Rabo Peixe
Praiense - Angrense

3.ª JORNADA | 24 MARÇO
Praiense - Sp. Ideal
Rabo Peixe - Angrense

II VOLTA
4.ª JORNADA | 07 ABRIL
Sp. Ideal - Angrense
Praiense - Rabo Peixe

5.ª JORNADA | 14 ABRIL
Rabo Peixe - Sp. Ideal
Angrense - Praiense

6.ª JORNADA | 21 ABRIL
Sp. Ideal - Praiense
Angrense - Rabo Peixe

In, DI 25.02.2013

2ª FASE SÉRIE AÇORES - GRUPO B


CALENDÁRIO DA SEGUNDA FASE DA SÉRIE AÇORES - GRUPO "B"

I VOLTA
1.ª JORNADA | 10 MARÇO
Barreiro - Flamengos
Santiago - Marítimo
Vitória - Prainha

2.ª JORNADA | 17 MARÇO
Flamengos - Vitória
Marítimo - Barreiro
Prainha - Santiago

3.ª JORNADA | 24 MARÇO
Flamengos - Marítimo
Barreiro - Prainha
Vitória - Santiago

4.ª JORNADA | 07 ABRIL
Vitória - Marítimo
Prainha - Flamengos
Santiago - Barreiro

5.ª JORNADA | 14 ABRIL
Marítimo - Prainha
Flamengos - Santiago
Barreiro - Vitória

II VOLTA
6.ª JORNADA | 21 ABRIL
Flamengos - Barreiro
Marítimo - Santiago
Prainha - Vitória

7.ª JORNADA | 28 ABRIL
Vitória - Flamengos
Barreiro - Marítimo
Santiago - Prainha

8.ª JORNADA | 05 MAIO
Marítimo - Flamengos
Prainha - Barreiro
Santiago - Vitória

9.ª JORNADA | 12 MAIO
Marítimo - Vitória
Flamengos - Prainha
Barreiro - Santiago

10.ª JORNADA | 19 MAIO
Prainha - Marítimo
Santiago - Flamengos
Vitória - Barreiro

In, DI 25.02.2013

BALANÇO 1ª FASE SÉRIE AÇORES - BARREIRO

Sobremaneira interessante também tem sido o percurso do Barreiro. É verdade que não conseguiu escapar ao Grupo "B", mas o sexto lugar obtido, com 20 pontos averbados, deixa o grémio do Porto Judeu a um pequeno passo da almejada manutenção, o que denota a qualidade do desempenho do treinador Hildeberto Borges e dos atletas, não esquecendo, claro, a estabilidade que a direção transmitiu ao clube e ao grupo de trabalho. 
Aliás, este é, igualmente, o melhor Barreiro de sempre na Série Açores, o que significa, com certeza, evolução e aprendizagem.

In, DI 25.02.2013

BALANÇO 1ª FASE SÉRIE AÇORES - ANGRENSE

Um pecúlio variável entre os 37 e os 43 pontos no final da fase regular da Série Açores normalmente é o suficiente para uma equipa completar as 18 jornadas na posição cimeira da classificação. Normalmente! Só que a época 2012/13 tem sido "anormal" porque nem o melhor Angrense conseguiu ofuscar o super Praiense!
Os encarnados de Angra do Heroísmo rubricaram o melhor desempenho de sempre, superando até os números das duas épocas em que conquistaram o primeiro lugar. Ora vejamos: em 2006/07 o Angrense era líder em igualdade com o União Micaelense, ambos com 37 anos. Em 2010/11, o coletivo da rua de São João terminava a fase regular com 39 pontos somados.
Na temporada em curso os pupilos de João Eduardo Alves totalizaram 40 pontos, mas o registo histórico ao nível do clube não foi suficiente para sair da sombra porque não deu mais do que o segundo lugar, atrás do Praiense que completou a primeira fase com 50 pontos!
Mais curioso ainda é que o melhor percurso do Angrense não confere tanta tranquilidade quanto seria normal no que à subida diz respeito, pois, mesmo ascendendo duas equipas à Segunda Divisão, a diferença para o terceiro, Sporting Ideal, é de apenas três pontos.

In, DI 25.02.2013

BALANÇO 1ª FASE SÉRIE AÇORES - PRAIENSE


Praiense fenomenal ofusca melhor Angrense


 TRIO TERCEIRENSE com avaliação positiva na primeira fase da Série Açores
Praiense com campanha simplesmente fantástica subalterna melhor Angrense de sempre. Barreiro com registo de qualidade e manutenção à vista.







O melhor ficou mesmo guardado para o fim. O mesmo é dizer que o melhor desempenho na fase regular da Série Açores de futebol ficou reservado para a última edição do campeonato nos moldes atuais com o Praiense a registar a melhor prestação nas 18 jornadas que compõem a primeira fase da popular competição.
O emblema da Praia da Vitória amealhou 50 pontos em 54 possíveis, consentindo apenas dois empates e ambos fora de casa, frente a Sporting Ideal e Angrense, ambos com o mesmo resultado: 1-1. No restante, só vitórias e somente três por 1-0 (duas vezes com o Vitória e uma frente ao Santiago), o que demonstra bem a superioridade do coletivo às ordens de Manuel da Costa (Chalana).
Com seis desafios pela frente na segunda fase, o Praiense está a dois triunfos de alcançar a subida à Segunda Divisão mas corre também pelo recorde de pontos numa época. O máximo ainda pertence ao União Micaelense que conquistou 66 pontos na temporada 2001/02, seguido por Lusitânia (65 em 1998/99) e Madalena (63 em 2004/05) mas, a manter este ritmo, os rubros da Praia poderão fechar a Série Açores com um novo máximo.

In, DI 25.02.2013

LUSITÂNIA E OPERÁRIO VENCEM FORA

Conferimos os desfechos da 21.ª jornada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão - Zona Centro:
Sporting de Espinho 1 - Operário 2, 
Cesarense 1 - Lusitânia 2, 
Anadia 0 - Nogueirense 1, 
São João de Ver 2 - Pampilhosa 2, 
Académico de Viseu 1 - Benfica e Castelo Branco 1, 
Tocha 1 - Sousense 4, 
Coimbrões 1 - Bustelo 1 
Cinfães 2 - Tourizense 0.

Ordenamento vigente das equipas participantes:
1.º Cinfães 43 pontos/21 jogos, 
2.º Académico de Viseu 40/21, 
3.º Sporting de Espinho 37/21, 
4.º Operário 34/21, 
5.º Anadia 33/21, 
6.º São João de Ver 32/21, 
7.º Pampilhosa 32/21, 
8.º Benfica e Castelo Branco 30/21, 
9.º Sousense 29/21, 
10.º Coimbrões 27/20, 
11.º Nogueirense 27/21, 
12.º Tourizense 21/21, 
13.º Cesarense 20/21, 
14.º Bustelo 18/21, 
15.º Lusitânia 15/20, 
16.º Tocha 11/21.  

A 22.ª rodada, calendarizada para domingo, reúne os duelos:
Lusitânia - Operário (15:00, estádio João Paulo II), 
Nogueirense - Cesarense, 
Pampilhosa - Anadia, 
Benfica e Castelo Branco - São João de Ver, 
Sousense - Académico de Viseu, 
Bustelo - Tocha, 
Tourizense - Coimbrões 
Cinfães - Sporting de Espinho.

Relembre-se que a partida em atraso da 16.ª jornada, entre Lusitânia e Coimbrões, efetua-se quarta-feira, às 10:30, no estádio João Paulo II. 
Em duelo inserido no programa da 29.ª ronda da Segunda Liga, o Santa Clara venceu, fora, a Oliveirense por 3-2.  

In, DI 25.02.2013

11ª JORNADA CAMP. ILHA TERCEIRA


Boavista empata na Vila das Lajes


 BOAVISTA alcançou um empate a duas bolas na visita ao reduto do Lajense
Campeonato da Terceira: campeão Boavista iguala a duas bolas nas Lajes. Segunda Divisão: Lusitânia com ótima vitória (2-1) ante o Cesarense.






A 11.ª jornada do Campeonato da Ilha Terceira, efetuada na tarde de ontem, possibilitou os seguintes resultados:
Vilanovense 0 - Fontinhas 1
Lajense 2 - Boavista 2.

O quadro da classificação geral está assim estabelecido:
1.º Boavista 21 pontos,
2.º Fontinhas 14,
3.º Lajense 13,
4.º Vilanovense 8.

A 12.ª (última) ronda concretiza-se domingo, com início às 15:00, e alberga as pelejas:
Fontinhas - Boavista
Lajense - Vilanovense.

In, DI 25.02.2013

MARCO AURÉLIO MELHOR MARCADOR DO LÍDER


MARCO AURÉLIO, GOLEADOR MÁXIMO DO PRAIENSE

"Liderança é fruto do trabalho diário"

Trocou o Rabo de Peixe pelo Praiense no início da presente época desportiva e a aposta tem rendido golos. Para já, Marco Aurélio concretizou 14 tentos na primeira fase da Série Açores de futebol, sendo elemento preponderante na estratégia coletiva de Manuel da Costa. É o melhor marcador da equipa e o segundo goleador do campeonato (Nelson Faria, do Ideal, tem 16 golos).
O avançado, que tem atuado preferencialmente sobre a esquerda, afirma que a liderança isolada, com mais 10 pontos do que o Angrense, é fruto do trabalho. "Não temos segredos. Trabalhamos todos os dias para que, durante o fim de semana, o Praiense possa conquistar os três pontos. Só com trabalho se consegue atingir os objetivos. Temos um excelente balneário, com um ótimo espírito de sacrifício e temos melhorado com os treinos. Estamos, neste momento, muito fortes", frisa o atleta dos encarnados da Praia.
Marco Aurélio, natural de Lagoa e com passagens por clubes como Operário, Santa Clara, FC Porto, Chaves ou Espinho, regozija-se pelo facto do Praiense ter garantido a entrada no grupo da frente para a segunda fase da Série Açores, o que garante, pelo menos, a manutenção, principal objetivo do clube no início da temporada. Mas o jogador fala também da ambição de um plantel jovem, mas com valor. "O grande objetivo está alcançado, mas somos ambiciosos. Queremos ir mais além e, na segunda fase, vamos continuar a trabalhar como até aqui para lutar por todas as vitórias em todos os jogos", reforça.
Não obstante o orgulho que diz sentir pela campanha invicta do Praiense (concedeu apenas dois empates em 18 partidas), Marco Aurélio confessa que ninguém estaria à espera de uma performance de tão elevado nível, nem mesmo a equipa. Sustenta a sua opinião com as 13 novas caras que reforçaram o conjunto, mudanças que, por vezes, demoram algum tempo a surtir efeito. "O plantel tem muito valor, graças, também, ao trabalho da direção e da equipa técnica. O grupo está muito unido, preocupando-se com o coletivo em detrimento do individual", conclui Marco Aurélio, que termina contrato com o Praiense no final da presente época. O futuro, para já, é uma incógnita.



 MARCO AURÉLIO 
é o melhor marcador do líder da Série Açores

In, DI 25.02.2013

CHALANA JUSTIFICA DESEMPENHO COM O TRABALHO DOS JOGADORES


Manuel da Costa aplaude empenho dos jogadores


Estabilidade, espírito de família e princípios de trabalho e organização. Manuel da Costa elogia atitude dos jogadores, decisiva para a invencibilidade do Praiense na Série Açores. Mas ainda não fala em título.
LUÍS ALMEIDA |di







Foram 16 vitórias e apenas dois empates. Dezoito jogos de enorme superioridade do Praiense durante a primeira fase da Série Açores de futebol, a última enquanto parte integrante da 3.ª Divisão Nacional. A direção de Tiago Ormonde trouxe estabilidade ao clube, tanto diretiva, como em termos de plantel. O treinador Manuel da Costa moldou a ambição de um grupo com 13 caras novas, promovendo bom futebol e um líder sem derrotas. Mas, apesar do sucesso, pouco muda no discurso do técnico.
Num balanço antes do arranque da segunda e decisiva fase da prova, Manuel da Costa não poupa elogios aos seus jogadores, mas prefere não enveredar pelo otimismo exacerbado. Fala em orgulho, mas não em título. "Quando entrámos para este projeto, quer a equipa técnica, a direção e até mesmo os jogadores, nunca pensámos em algo semelhante. Foi extraordinário, de facto, mas não de campeão, pois matematicamente ainda não o somos e sabemos das dificuldades que iremos sentir até final do campeonato. Mas estamos, sem dúvida, muito orgulhosos por termos conseguido 50 pontos nesta primeira fase. Penso que é um marco muito importante", salienta.
O objetivo inicial - a manutenção - está consumado com a entrada no grupo da frente da Série Açores. Lutar pela melhor classificação possível é o passo seguinte. Manuel da Costa regista, no entanto, que a "principal preocupação se mantém inalterável: pensamos jogo a jogo, na procura dos três pontos para garantirmos a melhor classificação possível". Todavia, confessa que esta não era uma meta à partida e que a direção, bem como toda a equipa, não estavam preparados para outros voos. "Este é um projeto a médio/longo prazo", explica.
O segredo do sucesso tem passado por um "grupo jovem e muito ambicioso", destaca Manuel da Costa, relembrando que, no arranque da temporada, não apontou o Praiense como um dos candidatos à vitória. "Existiam adversários que partiam em vantagem e só com muito trabalho conseguimos encurtar estas distâncias. Trabalhámos muito, os jogadores arregaçaram as mangas, acreditaram e, na verdade, as primeiras jornadas correram muito bem e o grupo uniu-se. Fomos ambiciosos, mas também muito humildes", sublinha.

ESTABILIDADE

"50 pontos é um
marco importante"
Importante tem sido, igualmente, a estabilidade que o clube atravessa atualmente. Manuel da Costa frisa que o apoio a nível diretivo tem sido uma constante, ao mesmo tempo que enaltece o regresso dos sócios ao clube. "Estavam algo arredados e o seu regresso tem sido uma ajuda tremenda. O apoio da nossa massa associativa nos jogos em casa, bem como em Angra, frente a Angrense e Barreiro, foi decisivo", refere.
Foi frente ao Angrense que a formação do Praiense confirmou o estatuto de líder. A goleada por 4-0, no Estádio da Praia, "foi importante para os jogadores acreditarem no seu valor", recorda Manuel da Costa. "Quando os resultados são positivos, ajudam a estabilizar e os jogadores a crescer. É mais fácil preparar uma equipa em cima de vitórias", reforça.
"Criámos um grande espírito de família e com princípios de trabalho e de organização. Os jogadores disponibilizaram-se para esta causa e, ao contrário do passado, o Praiense passou a apostar no jogador da Terceira e da região. Os atletas têm trabalhado imenso e com muita qualidade e os resultados também ajudam a criar esta atmosfera extremamente positiva", afirma o técnico do Praiense, que apresenta a melhor defesa da competição.
Manuel da Costa entende que a presente edição da Série Açores tem sido "atípica", até pelas desistências de Madalena e Boavista. Apesar de focar "algumas surpresas pela negativa", termina com elogios a equipas como o Rabo de Peixe, o Ideal e o Barreiro.

In, DI 25.02.2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

MARCADORES DO VILANOVENSE

SCV
Twix SCV 2
Ricardo SCV 2
Chibante SCV 1
Paulo César SCV 1
Petinga SCV 1
Samuel SCV 1
Setenta SCV 1

MARCADORES DO LAJENSE

JDL
Roberto JDL 4
Bruno Janeiro JDL 3
Vitor Mendonça JDL 3
Joca JDL 2
Nuno Areias JDL 1
Nuno Hélder JDL 1
Autogolo JDL 1

MARCADORES DAS FONTINHAS

GDF
João Dias GDF 6
Nélson GDF 3
José GDF 2
Steven GDF 2
André Silva GDF 1
Delmiro GDF 1

MARCADORES DO BOAVISTA

BCR
Cenoura BCR 4
Zula BCR 4
Trigo BCR 3
Valério BCR 3
Iuri BCR 2
Rui BCR 2
Bichoca BCR 1
Quinteiro BCR 1
Rodrigo BCR 1

LUSITÂNIA VENCE FORA

Sp. Espinho 1-2 OperárioSugerir Video 
Cesarense 1-2 LusitâniaSugerir Video 
Anadia 0-1 AD NogueirenseSugerir Video 
S. João Ver 2-2 PampilhosaSugerir Video 
Ac. Viseu 1-1 Benf.C.BrancoVideos 
Tocha 1-4 SousenseSugerir Video 
Coimbrões 1-1 BusteloSugerir Video
Cinfães 2-0 TourizenseSugerir Video


PJVEDGMGSDG
1Cinfães432112723917+22Jogos
2Ac. Viseu402111732815+13Jogos
3Sp. Espinho372110742617+9Jogos
4Subiu 1 posições Operário34219753422+12Jogos
5Desceu 1 posições Anadia332110382321+2Jogos
6S. João Ver32219572624+2Jogos
7Pampilhosa322195730300Jogos
8Benf.C.Branco30217953225+7Jogos
9Subiu 1 posições Sousense29217862321+2Jogos
10Desceu 1 posições Coimbrões27206952728-1Jogos
11AD Nogueirense27217682225-3Jogos
12Tourizense212156101924-5Jogos
13Cesarense202155111628-12Jogos
14Bustelo18213991526-11Jogos
15Lusitânia152036112439-15Jogos
16Tocha112125141537-22Jogos