quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ENTREVISTA COM PROF. NÉLSON LOURENÇO


NELSON LOURENÇO, MENTOR DO PROJETO "NEM SÓ OS ANJOS TÊM ASAS"

Futebol como
veículo solidário


NÉLSON LOURENÇO: 
"Motivar a dádiva gratuita e a boa prática desportiva, associando dois valores fundamentais na atualidade, são os objetivos"
O projeto "Nem só os Anjos têm Asas", iniciativa do Grupo Desportivo das Fontinhas, está a entrar na sua segunda época de atividade. Quais são os grandes propósitos do mesmo para a campanha em curso?Uma forte motivação social de informação e divulgação de valores está subjacente, esta época, a todas as atividades do projeto "Nem só os Anjos têm Asas". Em cada um dos escalões etários do GD Fontinhas, esta será a tónica dominante e o objetivo que se pretende atingir de uma forma prática no final da temporada, com impacto na comunidade Fontinhas e nos atletas que praticam desporto no clube.
Exemplo disto são as imagens que são colocadas na frente do equipamento que a equipa principal vai envergar durante a campanha em curso: Fair-Play e apoio ao Banco Alimentar Contra a Fome, com o slogan "apoiamos a luta contra a fome". Motivar a dádiva gratuita e a boa prática desportiva, associando dois valores fundamentais na atualidade, são, em linhas gerais, os objetivos.
No plano meramente desportivo, a formação continua a ter um papel decisivo no projeto...Pensamos ser muito pertinente a realização de uma atividade dedicada aos escalões de futebol 7. O alicerce do clube, em boa ironia, está nos seus escalões mais jovens. O projeto, neste sentido, vai ao encontro da sua eventual necessidade de dar uma resposta que possa ser justificada, não só pela necessidade dos próprios "miúdos" mas, também, dos seus encarregados de educação.
O clube vai tentar avançar com a ideia da promoção de Semanas de Férias Desportivas, no período de interrupção letiva do Natal e Páscoa. A ideia passa por permitir aos pupilos do GD Fontinhas e, eventualmente, outras crianças da comunidade a possibilidade de praticarem desporto associado a outras motivações e atividades lúdicas, de onde se possam retirar benefícios para os próprios.
A presença de equipas jovens do GD Fontinhas em certames nacionais e internacionais tem alcançado os propósitos traçados? A participação de uma equipa no torneio internacional Valência CUP e os resultados conseguidos são a prova de que apostar numa competição deste género traz benefícios ao clube e, claro, aos atletas. Já antes o GD Fontinhas havia investido numa prova deste género (Lisboa CUP) e o resultado havia sido, igualmente, vantajoso.
Há, com certeza, ganhos aos mais diversos níveis. Permite-se o conhecimento e a vivência com realidades bem diferentes da nossa e esta é uma mais-valia significativa para todos, além da imagem que se associa, por onde quer que passemos, da nossa terra e das nossas tradições, enfim, da nossa forma peculiar e única de viver. Este é sempre um benefício para a Região Autónoma dos Açores de quem se espera apoio e motivação.
Oferecemos aos nossos jovens, para muitos na sua primeira vez, um contacto com a realidade global que se pode repercutir em vantagem significativa nas suas vidas e opções futuras. É o nosso projeto para uma equipa de jovens (juvenis) que começa, aos poucos, a atingir os patamares superiores do futebol.

In, DI 26-09-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário