terça-feira, 25 de setembro de 2012

FUTEBOL COM OS DIAS CONTADOS


PAULO GOULART ADMITE QUE O FUTSAL ESTÁ A CONQUISTAR TERRENO AO DESPORTO-REI



Também defende a ideia de que muito do crescimento do futsal está a ser feito em prejuízo do futebol?Não há volta a dar à questão: o crescimento do futsal faz-se, também, à custa da conquista de um espaço que até aqui pertencia ao futebol. Agora, parece-me que, mais do que mérito do crescimento do futsal, houve um grande demérito do futebol que não se soube adaptar aos tempos modernos, ou seja, àquilo que é a realidade do desporto atual. Por exemplo, a qualidade de treino do futebol fica muito aquém das expetativas, o mesmo acontecendo em relação à evolução das infraestruturas e aos calendários competitivos. O futebol adormeceu um pouco à sombra da bananeira e agora não pode acusar os agentes do futsal de estarem a "roubar" um espaço que, repito, perdeu por culpa própria.
Mais ano, menos ano, o futebol sénior vai acabar. Só não sei se apenas na ilha, ou também no resto do arquipélago e no próprio contexto nacional. E isto deve-se, em larga escala, à má gestão de alguns clubes. Há quatro/cinco anos, pagava-se uma exorbitância para que os jogadores praticassem futebol e esse foi o grande problema dos clubes regionais. Claro que também é mais fácil constituir uma equipa de futsal, pois são menos atletas, menos custos e menos manutenção, mas isso, por si só, não é que levou ao caminho que o futebol tomou. 
O futebol está a "morrer" por culpa própria, porque não soube encontrar os mecanismos de gestão e sustentação que se impunham. O futsal, como modalidade paralela ao futebol, aprendeu com os erros do "vizinho", não os cometendo, procurando, ao mesmo tempo, ser um desporto apelativo, virado para o século XXI, estável e com princípios bem definidos.
Quem vê um desafio de futsal percebe que se trata de um misto de hóquei, basquetebol e andebol, tanto nas regras como na dinâmica de jogo. O futsal foi buscar aquilo que há de melhor em cada modalidade e juntou tudo num desporto apelativo e atraente, capaz de oferecer grandes espetáculos.
Aqui estamos perante uma relação dialética, ou seja, não podemos dizer que a culpa é do futsal ou do futebol. O subdesenvolvimento do futebol obviamente que se deve ao desenvolvimento do futsal, mas o desenvolvimento do futsal também não pode ficar aquém do subdesenvolvimento que o futebol foi tendo.

In, DI 24-09-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário