sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PRAIENSE GRANDE ENTRE OS MAIORES


Não há melhor que este Praiense!


 PRAIENSE continua a escrever história na Série Açores da Terceira Divisão
Nove vitórias em nove partidas constituem um pleno nacional e internacional que nem o Barcelona conseguiu alcançar. Praiense está irresistível.








Qual a equipa que soma por vitórias os jogos realizados no respetivo campeonato? A pergunta poderia surgir num dos vários concursos televisivos e para hipóteses de resposta poderia ter o FC Porto, o Barcelona, o Manchester United ou até o Paris Saint-Germain, emblemas que movimentam milhões a cada época que passa.
Mas, meus senhores, a resposta correta seria Praiense, essa pequena equipa na sua dimensão mas de enorme coração e ambição na forma como tem vindo a ganhar sucessivamente os jogos no Campeonato Nacional da Terceira Divisão - Série Açores. A formação da mui nobre e leal Praia da Vitória é a única no território nacional e até europeu que, por esta altura, contabiliza por vitórias as partidas realizadas. Simplesmente notável!

PLENO São nove em nove, ou seja, nove vitórias em nove jogos, 27 pontos somados, num pleno de fazer inveja aos grandes colossos europeus e mundiais. É que, mesmo levando em linha de conta que estamos a falar de mundos diferentes, nem o super Barcelona conseguiu igual desempenho, pois os catalães têm catorze vitórias e um empate e à nona jornada já haviam averbado a igualdade (2-2) com o Real Madrid que lhes impede de fazer o ambicionado pleno.
Este super Praiense, à sua escala, como se compreende, já entrou na história da Terceira Divisão - Série Açores, mas também é figura de proa a nível nacional porque, em boa verdade, mais nenhuma outra formação se pode orgulhar de ter ganho todos os jogos realizados na presente temporada. Nem mesmo os principais colossos da Europa do futebol!
Com 27 pontos somados, o coletivo às ordens do treinador Manuel da Costa (Chalana) segue tranquilo na liderança do campeonato finalizada que está a primeira volta da fase regular e com dez pontos de vantagem sobre o terceiro classificado - recorde-se, a propósito, que sobem os dois primeiros à Segunda Divisão - a margem é bastante confortável para encarar o futuro próximo sem sobressaltos.

ESTABILIDADEMas qual é, afinal, o segredo do sucesso do prestigiado grémio do concelho do poeta/escritor Vitorino Nemésio? Quanto a nós, há três aspetos, de facto, fundamentais:
A estabilidade transmitida pelo novo elenco diretivo, presidido por Tiago Ormonde; o olho clínico na elaboração do plantel, assumindo os reforços o estatuto de verdadeiras mais-valias com Marco Aurélio em grande; e, claro, a sagacidade e reconhecida competência do treinador Manuel da Costa. Junte-se, ainda, um discurso sensato - embora, quiçá, demasiado humilde, no que concerne ao assumir da candidatura ao título. 
Com um futebol que alia resultados e exibições, o Praiense respira saúde por todos os poros, denotando uma solidez coletiva impressionante. Salvo algum cataclismo, a subida de divisão - através do primeiro ou segundo lugares - é um dado praticamente adquirido, conquanto, nestas coisas da bola, tudo possa mudar de um momento para o outro.

In, DI 12.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário