quarta-feira, 10 de abril de 2013

BOAVISTA JÁ LIDERA


O mérito e a sorte
de um líder por hábito


 BOAVISTA DA RIBEIRINHA já lidera Torneio de Apuramento do Campeão da AFAH
Ricardo e um autogolo garantem triunfo justo ante o Velense. Boavista da Ribeirinha mantém a toada: ser líder, agora na luta pela subida.
LUÍS ALMEIDA |di







Segunda jornada, primeiro jogo e liderança para o Boavista da Ribeirinha no Torneio de Apuramento do Campeão da AFAH. Num desafio muito bem disputado, a vitória (2-0) assenta com justiça aos homens de xadrez, até porque tiveram pela frente um adversário mais do que digno. O Desportivo Velense, que chegou à Terceira depois do empate ante o Guadalupe, fez de tudo para dar a volta ao texto.
Bom início de jogo, com a bola a rolar depressa nas duas metades. O Velense fez deslocar muita gente para o processo de ataque, colando Bruno a Francisco, o que originou alguns desequilíbrios em situações de contragolpe, quase sempre por intermédio dos extremos Zula e Ruben. Lino Inocêncio colocou Iuri no vértice central do ataque, com o experiente Daniel com missões de número seis.
O capitão Ricardo foi a unidade dos movimentos surpresa no Boavista no arranque do jogo. Aos nove minutos deixou o meio-campo e apareceu onde ninguém esperava: na cara do golo. O lance nasce de um lançamento de linha lateral que encontrou Ruben solto na esquerda para um cruzamento fácil. Os axadrezados chegavam-se à frente do marcador, confirmando a maior presença nos momentos ofensivos.
A partida continuou entretida. Não houve um domínio claro, não obstante a inteira justiça na vantagem mínima do Boavista ao intervalo. O Velense ainda esboçou uma tentativa de reação durante alguns minutos, mas as intervenções de Fanika raramente tiveram grau elevado de dificuldade. Os terceirenses mantinham melhor sincronização em zonas avançadas do terreno, aproveitando, aqui e ali, a insegurança do adversário nas abordagens defensivas, o que proporcionou um ou outro projeto de finalização.
O intervalo não roubou interesse ao encontro. Sempre muito dividido, as garantias praticamente não existiam, nem mesmo para os donos da vantagem. Logo no recomeço, Flávio, de livre direto, levou a redondinha a sentir o gelo da trave da baliza boavisteira. Dez minutos depois, Ruben trabalha com brilhantismo sobre a esquerda e serve Zula, que desperdiça em situação favorável. Na resposta, o remate de cabeça de Bruno ofereceu a Fanika enorme defesa, a melhor da tarde.
Excelente o empenho dos jogadores de S. Jorge. Lançaram-se para a frente, povoaram as zonas junta à grande-área e pressionaram o adversário na busca do empate. A garantia chegou já no último quarto de hora. Porque o futebol é uma caixinha de surpresas. Joga-se com a sorte, com o azar e com o mérito. Este foi de Filipe, com um passe soberbo a descobrir Zula solto na direita. O cruzamento/remate deu sorte por entre o azar de Patrício, acabadinho de entrar. Foi ele quem empurrou para o 2-0. O Boavista acabava como começou: em festa. Antes do apito inicial, recebeu os dois troféus conquistados. É líder do apuramento no final dos 90 minutos. Cenário normal esta época.
A arbitragem termina com nota positiva, mas à tangente, pois não escondeu sérias debilidades.
CAMPEÃO AFAH - 2.ª JORNADA
Campo de Jogos da Ribeirinha
Árbitro: José Valério (Graciosa)
Assistentes: Manuel Almeida e Carlos Pamplona
Ao intervalo:
1-0
Boavista 2
Fanika
Pedro Alves
Rui
Zezinho
Joviano
(Paulo Ribeiro, 59m)
Daniel
(Fábio, 67m)
Filipe
Ricardo (cap.)
(Rodrigo, 79m)
Zula
Ruben
Iuri
NÃO UTILIZADOS
Cristiano, Flávio Teodoro, Hélio e Álvaro.
TREINADOR
Lino Inocêncio.
Desp. Velense 0
Filipe
Flávio
Ataíde
Chico Fonseca
André Rodrigues (cap.)
Bruno
Márcio
(Patrício, 75m)
Daniel
Cláudio Serra
(Fabinho, (80m)
Francisco
Diogo
(Tiago Cunha, 45m)
NÃO UTILIZADOS
Paulo Borges e Fábio Santos.
TREINADOR
Luís Gambão.
Disciplina: cartão amarelo para Chico Fonseca (21m), Joviano (22m), Cláudio Serra (24m), Fábio (81m), Iuri (88m) e Bruno (89m).
Marcadores: Ricardo (9m) e Patrício (78m, p.b.).

IN, DI 08.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário