segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"DEGRADANTE"...OPINIÃO DE ACÁCIO MATEUS

OPINIÃO

ACÁCIO MATEUS

Degradante...

Os últimos serão os primeiros! Nunca como agora, pelo menos no que ao futebol açoriano diz respeito, esta frase se apropriou tanto ao desporto-rei porque os presidentes das associações de Angra do Heroísmo e Horta decidiram que os últimos haveriam de ser os primeiros nas compensações que venham a ser necessárias introduzir no futuro campeonato de futebol dos Açores.
A premissa de que o demérito desportivo nunca seria valorizado caiu por terra. E caíram por terra princípios básicos da verdade desportiva, do rigor, da promoção da competência e da alegria de quem luta por um objetivo: subir de divisão! Dar primazia a quem deveria descer porque não alcançou esse desiderato ao longo de um campeonato e fechar as portas a quem poderia ser promovido e premiar o esforço é andar para trás!
No final desta série Açores da III divisão, a última edição nos moldes atuais, somente o último classificado terá descida direta. O oitavo e nono classificados poderão manter-se caso Operário e Lusitânia se mantenham na II divisão. A regra da rotatividade que premiava a subida rotativa do segundo classificado de cada associação foi decapitada!
Não se compreende esta inversão que praticamente garante a permanência de dois clubes filiados (Vitória e Marítimo ou Barreiro num plano mais abrangente) das associações votantes e que retira interesse desportivo ao que resta da série Açores porque qualquer um deles estará mais preocupado em esperar para ver se o Lusitânia se salva da descida, do que propriamente alcançar a manutenção pelos seus próprios meios. É degradante ver o futebol açoriano chegar a este ponto!

In, DI 18.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário