sábado, 16 de fevereiro de 2013

E O DEMÉRITO VENCE O MÉRITO


Maioria aprova demérito desportivo


 FUTURO Campeonato dos Açores com novidades no que concerne às descidas
Ajustes no próximo Campeonato dos Açores (prova em substituição da Série Açores) serão feitos pela manutenção das equipas em posição de descida.







As associações de futebol dos Açores aprovaram por maioria (votos a favor de Angra do Heroísmo e Horta e voto contra de Ponta Delgada) a valorização do demérito em detrimento do mérito desportivo como o modelo a aplicar no futuro Campeonato de Futebol dos Açores nas compensações que terão de ser feitas ao número de equipas que vão competir na época 2013/14.
O que é isto? A extinção da Terceira Divisão Nacional vai obrigar a uma reformulação dos quadros competitivos e para não fazer desaparecer a Série Açores de Futebol as associações regionais entenderam que a prova deveria continuar a ser disputada sob os moldes atuais como patamar de transição entre os campeonatos de ilha e a nova Segunda Divisão.
No futuro Campeonato de Futebol dos Açores, que se estreia em 2013/14, vão continuar a competir dez equipas e a forma como esse número será encontrado foi alterada pela maioria dos votos. Vão subir os dois primeiros classificados à Segunda Divisão e desceriam os últimos três para dar lugar aos três campeões das associações que sobem de escalão.
No pressuposto de que Operário e Lusitânia se mantêm na Segunda Divisão teriam de subir mais duas formações do regional, mas na reunião das associações ficou decidido que a compensação seria feita através da manutenção de um ou dois emblemas melhores classificados nos lugares de descida, consoante desçam do segundo escalão uma ou duas equipas.
Então, grémios como o Flamengos ou o Marítimo, que estão a competir na presente Série Açores por desistência do Madalena e do Boavista, poderão voltar a ser beneficiados na secretaria pela inversão da regra que na temporada transata os fez subir aos nacionais.
Na rotatividade implementada pelas associações, no final desta temporada o terceiro classificado do campeonato de São Miguel poderia subir de divisão, caso fosse necessário proceder a algum ajuste, algo que já não vai acontecer porque as regras já foram alteradas.

In, DI 16.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário