segunda-feira, 11 de março de 2013

APRESENTAÇÃO DO TORNEIO DO RAMO GRANDE


Académica de Coimbra
prestigia iniciativa


 JUVENTUDE LAJENSE deu a conhecer programa do VI Torneio Ramo Grande
A Académica de Coimbra é o emblema cabeça-de-cartaz do denominado VI Torneio do Ramo Grande em futebol 7, prova que decorre entre 29 e 31 de março.
CARLOS DO CARMO |di






Mais uma vez, e no fim de semana de Páscoa (29, 30 e 31 de março), o Juventude Desportiva Lajense leva a efeito o Torneio do Ramo Grande em futebol 7, naquela que é a sua 6.ª edição. Como já é habitual, o Campo Manuel Linhares, na Vila das Lajes, acolhe este prestigiado torneio que, desta vez, tem apenas uma equipa do continente, sete da ilha Terceira, uma da Graciosa (Graciosa FC) e ainda uma de S. Jorge, o AtlânticFut, que, contudo, está apenas presente no domingo, dia 31, para competir na VI edição do Encontro de Núcleos de Iniciação Desportiva (Juniores F+G, Traquinas e Petizes).
No que respeita aos emblemas terceirenses, o Lajense faz-se representar por duas equipas, o mesmo acontecendo com as formações do Lusitânia e Angrense. Depois, e com uma equipa, vão estar Praiense, Fontinhas, Vilanovense e Boavista.
No que toca aos infantis (juniores "D"), no sábado, dia 30, realiza-se, pelas 14:00, a 3.ª edição do Torneio Quadrangular, com a participação do Lajense, Vilanovense, Fontinhas e Altares. Quanto à equipa do continente, esta é nada mais, nada menos do que a Associação Académica de Coimbra, histórico emblema do futebol nacional, atual detentor da taça de Portugal.

ELOGIOS Na passada sexta-feira à noite, na sede do popular grémio terceirense, e na apresentação do torneio, o presidente da coletividade, Norberto Inácio, deu o mote para os discursos que se seguiram.
Paulo Rocha, representando a Câmara Municipal da Praia da Vitória, referiu-se ao torneio como uma mais-valia não só para a vertente da formação como também para a componente desportiva, afirmando que a edilidade, sempre que pode, apoia iniciativas deste género, no que respeita à logística (infraestruturas e transportes). O facto de o torneio trazer visitantes à ilha Terceira, mesmo em tempo de crise, foi um dos aspetos que não passou despercebido ao representante da autarquia praiense.
Fernando Aguiar, presidente da Junta de Freguesia das Lajes, garantiu ser uma honra apoiar o Lajense, mesmo tendo em conta o atual escasso orçamento das juntas de freguesia.
Gerardo Menezes, representando a Promotora (um dos patrocinadores do torneio), congratulou-se por ver um clube como o Lajense apostar em eventos baseados na formação, acrescentando que, enquanto for possível, a firma por si representada patrocinaria tão nobre acontecimento.
Raul Oliveira, coordenador da formação do Lajense, elencou as dificuldades que o clube encontrou para mais uma vez efetuar um torneio que já é um marco no panorama futebolístico regional. A crise que assola o país e as elevadas tarifas aéreas entre o continente e os Açores afastaram diversos emblemas nacionais, até porque o clube organizador fez questão de referir que só suportaria a alimentação e estadia das equipas envolvidas.
Enalteceu a coragem dos dirigentes lajenses que, mesmo em tempos de contenção, lançaram mãos ao trabalho para que esta prova, dedicada à formação, voltasse a ser realizada. 
Sublinhou ainda que a Académica de Coimbra, para além de jogadores e técnicos, traz uma comitiva de 16 pessoas (familiares dos atletas), que permanece por conta própria na Terceira nos dias do torneio.

AÇÃO DE FORMAÇÃO Uma ação de formação/promoção para agentes desportivos é um dos aperitivos deste evento, iniciativa denominada "O Futebol de rua, que falta nos faz", que se concretiza no dia 30 de março.
Cada jogo tem a duração de 40 minutos, dividido em quatro partes de 10. O Lajense está também a vender bilhetes, tendo em vista o sorteio de uma passagem aérea (Terceira/S. Miguel/Terceira) para acompanhar a comitiva do clube ao torneio de infantis, englobado no Pauleta Azores Soccer Cup U13, que se disputa no início de julho, com vista a ajudar a custear as despesas com a realização do evento em causa.

Sem comentários:

Enviar um comentário