segunda-feira, 18 de março de 2013

PRAIENSE VITÓRIA QUE DEU TÍTULO


Bomba de campeão e um candidato aflito



 PRAIENSE confirmou matematicamente conquista da Série Açores de futebol
Há campeão na Praia. Um campeão ainda invito. A bomba de Ricky deu o título e a subida ao Praiense. Angrense fica muito pressionado.
LUÍS ALMEIDA |di
Domingo histórico na Praia da Vitória: o Sport Clube Praiense é o último campeão nacional da Série Açores da 3.ª Divisão de futebol. A vitória sobre o Angrense, obra de uma bomba de Ricky, garantiu o título aos pupilos de Manuel da Costa e a consequente subida à 2.ª Divisão. Os de Angra ficam com a promoção bastante tremida, com o Ideal a somar mais um ponto. Restam quatro jornadas...
Em oportunidades, cinco estrelas. No jogo-jogado, pouco brilho. Assim se iniciou uma partida com estados de espírito distintos: Praiense tranquilo, perto da glória; Angrense pressionado pela derrota diante do Ideal, resultado que tornou a subida numa equação com mais contas. Foi Nelson a inaugurar o perigo. Magina, por duas vezes, afinou a pontaria contra André. O remate de Benjamim encontrou um obstáculo. Isto em 15 minutos.
Manuel da Costa não alterou ideias próprias. Sem o lesionado Amonike, Flávio Gomes surgiu na direita, com Marco Aurélio do lado oposto. João Borges adiantou-se na frente de Vítor Alves, com Ricky e Benjamim no miolo. Já João Eduardo deixou Vitória no banco, entregando o ataque a Ruben Rodrigues e Magina, com este a ter maior amplitude nos avanços e recuos. Graxinha e Ariston no centro, as faixas foram de Rui Silveira e Márcio Fagundes.
Meia hora depois o interesse cresceu. O meio-campo ganhou músculo a cada disputa de bola, luta que se multiplicou. Nas faixas injetou-se velocidade, fazendo dos contragolpes uma constante ameaça. Um pouco mais de qualidade, portanto, mesmo que os lances para golo não tenham acompanhado esta tendência. Com o Ideal também empatado ao intervalo, o nulo agradava menos aos de Angra do Heroísmo.
Talvez espicaçados, os jogadores do Angrense regressaram atrevidos para a segunda-parte. Logo aos três minutos, Rui Silveira descobriu uma nesga de terreno na direita para obrigar André à sua terceira grande intervenção. Ímpeto que prevaleceu durante alguns instantes, mas rapidamente o líder invicto da Série Açores serenou.
Depois... balde de água gélida para uns e início de festa para outros. Ricky ganhou coragem. Bola colocada a uns bons 30 metros, distância que não fazia prever o contacto com as redes. Puro engano. O remate não saiu forte, mas entrou bem rente ao poste direito de Délcio, que parece não ter feito tudo o que devia. O Praiense chegava-se à frente no marcador. O Angrense tremeu...
O jogo continuou vivo. Nas emoções e no futebol. Quando os encarnados acordaram para a realidade, foi Ruben Rodrigues a ficar a uns pozinhos do empate. Os da Praia, a atuarem de preto, prometiam mais estragos no contra-ataque. Pelo meio, mexidas táticas com recurso ao banco... e tudo se definiu. O jovem Miguel, recém-entrado, foi expulso por suposto "pisão" em Caneco. O árbitro estava perto e não teve dúvidas. O período de compensação prolongou-se para lá do final da partida. Esperou-se pela confirmação do Ideal, 0 - Rabo de Peixe, 0. E fez-se a festa. Uma festa merecida para um campeão intocável.
Muitos choques e imensas faltas a complicar a vida a Bruno Pereira, que teve de intervir com frequência. Isto, claro, originou algumas decisões mais duvidosas no capítulo técnico e na disciplina, mas insuficientes para manchar uma arbitragem globalmente positiva.
SÉRIE AÇORES - 2.ª JORNADA/2.ª FASE
Estádio Municipal da Praia da Vitória
Árbitro: Bruno Pereira (AF Viseu)
Assistentes: Jorge Reis e Ângelo Santos
Ao intervalo:
0-0
Praiense 1
André
Luciano Serpa
Gilberto Meneses
Caneco
Nelson
Ricky
Flávio Gomes
(Vasco Goulart, 68m)
Benjamim
Marco Aurélio
(Nuno Moreira, 85m)
João Borges (cap.)
Vítor Alves
(Chalana, 67m)
NÃO UTILIZADOS
Ricardo Veredas, Hugo Silva, Rodrigo Pereira e Mauro Maciel.
TREINADOR
Manuel da Costa.
Angrense 0
Délcio
Ivan
Rui Silveira
(Miguel, 67m)
Ariston
(Vitória, 71m)
Magina
Vítor
Ruben Azevedo (cap.)
Ruben Rodrigues
Márcio Fagundes
Ruben Brito
Graxinha
NÃO UTILIZADOS
Gonçalo, Gonçalo Valadão, Genni, Bruno e Luís.
TREINADOR
João Eduardo Alves.
Disciplina: cartão amarelo para Chalana (82m), Rui Silveira (28m), Ruben Brito (52m), Vítor Alves (58m), Flávio (66m), Vitória (74m), João Borges (87m), Benjamim (88m), Ruben Azevedo (89m), Chalana (90+1m) e Nuno Moreira (90+3m). Vermelho direto para Miguel (83m).
Marcador: Ricky (60m).

In, DI 18.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário