segunda-feira, 18 de março de 2013

VI TORNEIO DO RAMO GRANDE


Redução de custos
não afeta qualidade


 TORNEIO DO LAJENSE é uma verdadeira referência no futebol juvenil açoriano
Torneio de Futebol de 7 do Ramo Grande adapta-se ao quadro de dificuldades que o país atravessa. Histórica Académica de Coimbra é a grande atração.







O Juventude Desportiva Lajense, com a colaboração de diversas entidades públicas e privadas, tem vindo a organizar o denominado Torneio de Futebol do Ramo Grande, em Futebol de 7, transformando-o, ano após ano, num acontecimento de relevo no panorama desportivo do concelho praiense, da ilha Terceira e, em boa verdade, da própria Região Autónoma dos Açores, o que não deixa de o tornar num marco histórico para o clube e, claro, para a população lajense.
Assim sendo, "conscientes de que o mais difícil não foi criar o evento mas sim mantê-lo, o Juventude Desportiva Lajense propõe-se organizar a sexta edição deste torneio, dando continuidade à excelência da sua organização e procurando colmatar as lacunas identificadas, no sentido de o tornar cada vez mais num certame desportivo e pedagogicamente reconhecido", sublinha, a propósito, Raul Oliveira, coordenador do setor de formação do emblema da Vila das Lajes.
"Estamos conscientes da importância de organizar um torneio competitivo e atrativo ao nível desportivo e social, capaz de promover o futebol de formação junto da população infantil e, ao mesmo tempo, ser um potenciador de intercâmbios de ideias, vivências e culturas. Achámos ser importante convidar várias equipas de diversas proveniências, mas também compostas por crianças e adultos de meios e realidades bem distintas", acrescenta.
Neste contexto, participam na presente edição do torneio sete equipas terceirenses de sete coletividades, uma equipa da vizinha ilha Graciosa, na circunstância, o Graciosa Futebol Clube, e uma proveniente do continente português, a Associação Académica de Coimbra, agremiação histórica do futebol português e atual detentora da Taça de Portugal, totalizando cerca de 150 crianças e 100 adultos diretamente ligados ao acontecimento.
"A vinda destas equipas, e de uma forma muito particular a Associação Académica de Coimbra, contribui para que os nossos atletas tenham a oportunidade única de conviver com alguns dos jogadores que, no futuro, serão nomes reconhecidos no panorama desportivo nacional e da população em geral", sublinha, visivelmente satisfeito, o nosso interlocutor.
"Dará também a possibilidade aos amantes do desporto-rei de assistirem a bons espetáculos destes jovens atletas, que certamente farão as delícias do público presente. Além disso, a presença de algumas dezenas de pais dos atletas que acompanharão estas equipas na vinda à Terceira constitui uma excelente oportunidade de promoção turística da nossa terra", reforça.
"A realização de um evento desta dimensão implica um orçamento elevado e uma grande organização logística, pelo que agradecemos desde já todo o apoio dispensado pela Direção Regional do Desporto, Direção Regional do Turismo, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Junta de Freguesia das Lajes, Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e o seu Conselho de Arbitragem, não esquecendo todos os patrocinadores e particulares, sem os quais não seria possível levar este projeto avante", prossegue Raul Oliveira.


PROGRAMA

"A vinda destas equipas, e de uma forma muito particular a Associação Académica de Coimbra, contribui para que os nossos atletas tenham a oportunidade única de conviver com alguns dos jogadores que, no futuro, serão nomes reconhecidos no panorama desportivo nacional e da população em geral"
Raul Oliveira
A VI edição do Torneio do Ramo Grande 2013, no escalão etário de sub10, inicia-se no dia 29 de março, pelas 10:30, com a cerimónia de abertura e na presença das equipas do Juventude Desportiva Lajense, Sport Clube Angrense, Sport Clube Lusitânia, Sport Clube Praiense, Grupo Desportivo das Fontinhas, Sport Clube Vilanovense, Boavista Clube da Ribeirinha, Graciosa Futebol Clube e Associação Académica de Coimbra.
Nos dias 29 e 30 de março efetuam-se os encontros referentes à primeira fase, a qual será dividida em dois grupos, um de cinco equipas e outro de quatro, sendo disputada no sistema de todas contra todas a uma volta.
No dia 31, com início às 09:30, arranca a fase final, com os jogos entre os quartos, terceiros, segundos e primeiros classificados de cada grupo, respetivamente, para, então, definir a classificação geral do torneio.
Após o desafio da final, a partir das 12:30, tem lugar a cerimónia de encerramento da prova com a entrega dos prémios coletivos, troféus e medalhas a todas as equipas e elementos participantes, e dos prémios individuais, no caso concreto, ao melhor marcador, melhor guarda-redes e melhor jogador do certame.

PROMOÇÃO 

No âmbito do Torneio de Futebol de 7 do Ramo Grande 2013, efetua-se uma Ação de Promoção a 30 de março, pelas 20:30, no auditório do Juventude Desportiva Lajense, destinada aos vários agentes desportivos, praticantes e não praticantes, intitulada "O Futebol de Rua, que falta nos faz", na qual marcam presença todos os responsáveis técnicos em representação das equipas participantes no mega acontecimento.
Está também em cartaz a III edição do Torneio Quadrangular de Juniores "D" (infantis), marcada para sábado, 30 de março, a partir das 14:00, com quatro coletividades, a saber: Juventude Desportiva Lajense, Sport Clube Vilanovense, Grupo Desportivo das Fontinhas e Grupo Desportivo dos Altares.
Concretiza-se igualmente a VI edição do Encontro dos Núcleos de Iniciação Desportiva (Juniores F+G - Traquinas e Petizes), agendada para domingo, 31 de março, pelas 14:30.
Competem todos os clubes da ilha Terceira que albergam nos seus quadros atletas destes escalões: Juventude Desportiva Lajense, Sport Clube Lusitânia e Sport Clube Angrense (duas equipas cada um); Sport Clube Praiense, Grupo Desportivo das Fontinhas, Sport Clube Vilanovense, Boavista Clube da Ribeirinha (uma equipa cada um) e, pela primeira vez, uma equipa visitante neste escalão etário, no caso, o AtlânticFut, emblema da vizinha ilha de São Jorge.


In, DI 18.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário