domingo, 3 de março de 2013

MARCO AURÉLIO UM REFORÇO DE GOLOS


REFORÇO DE GOLOS



Foi chegar, ver e marcar. E tem marcado com fartura, golos absolutamente decisivos para a imparável campanha do Sport Clube Praiense na presente edição da Série Açores de futebol. Já leva 14 tentos esta temporada, concretizados na primeira fase do campeonato, e promete fazer mais em prol do coletivo. Hoje falamos de Marco Aurélio, avançado que tem sido uma das principais figuras da formação orientada por Manuel da Costa. Os encarnados da Praia da Vitória têm feito história. Ainda não perderam e, em 18 partidas já realizadas, apenas deixaram fugir quatro pontos, fruto de dois empates. O Praiense é líder destacado, com mais dez pontos do que o segundo classificado, o Angrense. Uma liderança com o cunho de Marco Aurélio.
Aos 23 anos, o atleta natural de S. Miguel está a viver uma época de sonho. Diz-nos que não era habitual apresentar uma veia goleadora tão elevada, mas a verdade é que, a meio do ano, sensivelmente, já duplicou a sua média de golos de outras temporadas. Marco Aurélio garante-nos, no entanto, que esta marca não é obra do acaso, muito menos mérito apenas seu. "Isto é fruto, também, do plantel de grande valor que o Praiense possui. Aliás, ninguém consegue fazer nada sozinho no futebol e, obviamente, a ajuda dos meus colegas tem sido determinante", reforça o atleta praiense.
Natural do concelho da Lagoa, ilha de S. Miguel, Marcou Aurélio despertou para o desporto-rei no Clube Operário Desportivo, tinha então apenas nove primaveras. Ainda na formação, passou também pelo Santa Clara e pelo Clube Desportivo Rabo de Peixe antes de rumar à Cidade Invicta. Foi no Futebol Clube do Porto que completou os três últimos estágios do seu processo de formação desportiva. Conta-nos que foi uma experiência única, altamente enriquecedora, mas que aconteceu quando ainda era bastante jovem. Terminada esta fase da sua carreira, enceta um percurso bastante interessante e com passagem por diversos clubes, momentos que serviram, certamente, para reforçar a maturidade que, atualmente, vai exibindo no Estádio Municipal da Praia da Vitória. A primeira experiência enquanto sénior aconteceu no Clube Desportivo de Chaves, para depois regressar aos Açores para representar, primeiro, o Operário e, na época seguinte, o União Micaelense. Em 2011/12 ingressou no Sporting de Espinho, onde permaneceu durante seis meses, terminando a temporada no Rabo de Peixe.
É da vila piscatória micaelense que se muda de malas e bagagens para a Terceira. Uma decisão acertada, segundo Marco Aurélio, como se comprova, aliás, pela prestação altamente positiva não só em termos individuais, como também no aspeto coletivo. Para já, o avançado do Praiense, que atua preferencialmente pela esquerda, não esconde a satisfação. "A minha vinda para a Praia da Vitória tem corrido muito bem. Tenho trabalhado de forma muito positiva, tal como toda a equipa, quer nas sessões de treino, quer nos jogos. A ajuda de todos os meus colegas foi fundamental na minha rápida adaptação, pois, sem eles, nada seria possível. Todos queremos continuar a ajudar a equipa e o grupo está coeso, pois o mais importante é o coletivo", salienta.
Segundo Marco Aurélio, a liderança do Praiense na Série Açores não tem segredos escondidos. É sinal de trabalho diário e de uma busca constante dos três pontos em cada jogo. "Só com trabalho se consegue atingir objetivos, além do excelente espírito de balneário que reina no seio da equipa. Temos um ótimo espírito de sacrifício e, jogo a jogo, lutamos sempre pelos três pontos", salienta o jovem micaelense. Confessa, no entanto, que este não era um cenário expectável antes do arranque do campeonato, até pelas mudanças que a equipa sofreu durante o defeso. "Mas temos melhorado de jogo para jogo e, agora, estamos muito fortes", acrescenta.
Certo é que, terminada a primeira fase da Série Açores, o Praiense garantiu um lugar no grupo da frente para a etapa seguinte, que vai apurar o último campeão nacional desta série (vai passar a ser regional) e os dois clubes que sobem à nova 2.ª Divisão. No entanto, Marco Aurélio prefere não falar em título e, mesmo perante o principal objetivo já concretizado, frisa que a atitude dos jogadores não se irá alterar. "É evidente que queremos ir mais longe, mas vamos manter o mesmo espírito, com muito trabalho e o objetivo de vencer o jogo seguinte", explica.
Marco Aurélio termina contrato com o Praiense no final da época e, confessa, ainda não pensou no futuro. Não descarta a hipótese de continuar na Praia da Vitória face a uma hipotética subida de divisão, mas diz-se apenas focado em ajudar a equipa na presente campanha na Série Açores. Ainda assim: "Estou bem no Praiense, a trabalhar forte e o clube está a cumprir com o acordado. Mas claro que o meu objetivo é jogar numa divisão superior".

In, DI 03.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário