segunda-feira, 18 de março de 2013

LINO INOCÊNCIO - "TREINAR O SONHO"


TREINAR O SONHO



Lino Inocêncio é um dos grandes obreiros de uma época brilhante para o Boavista Clube da Ribeirinha. Comandou um grupo de jogadores rumo ao título mais desejado no reino do futebol terceirense, superioridade que ficou bem vincada desde o primeiro jogo da temporada. Os axadrezados começaram por conquistar o Torneio de Abertura, prova onde não cederam qualquer desaire. Transpuseram o mesmo ímpeto para o Campeonato da Terceira e somente foram derrotados por duas vezes em 12 jornadas. Um domínio que os números confirmam ser inquestionável.
O sucesso é, pois, motivo de orgulho para Lino Inocêncio. O treinador não tem dúvidas em afirmar que as vitórias conquistadas premeiam aquela que foi a melhor equipa ao longo de 2012/13. "Tanto no Torneio de Abertura como no Campeonato da Ilha Terceira, fomos sempre superiores e os resultados demonstram isso mesmo. Vencemos o Torneio de Abertura com 12 vitórias e apenas dois empates e, no Campeonato da Terceira, apenas perdemos por duas vezes em 12 jornadas. Fomos líderes desde que a competição oficial sob a égide da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo se iniciou, no passado mês de setembro, ou seja, há cinco meses. Estes factos demonstram que fomos, na realidade, superiores às demais equipas", destaca o jovem técnico.
O passo que se segue é mais longo e pode permitir à formação da Ribeirinha o regresso à Série Açores, mesmo que, na próxima temporada, o campeonato dispa as vestes de competição nacional. Continuar a vencer é o grande objetivo, mas Lino Inocêncio prefere colocar água na fervura. Há, de facto, um longo caminho a percorrer, até porque o Torneio de Apuramento do Campeão da AFAH, frente a Guadalupe, da Graciosa, e Desportivo Velense, de S. Jorge, arranca apenas a 24 de março. "As expectativas, para já, são comedidas, pois ainda não existe um conhecimento objetivo dos adversários, o que, contudo, irá acontecer. Porém, ao entrarmos em campo, vamos sempre com o desiderato de vencer, independentemente do nome do adversário. É para isso que treinamos todos os dias. Este Torneio de Apuramento não foge, portanto, à regra e vamos tentar fazer o melhor possível, o que passa, como é evidente, por ganhar os quatro jogos, embora respeitando, em qualquer circunstância, os rivais", explica Lino Inocêncio.
Natural de Angra do Heroísmo, Lino Inocêncio confessa que o seu grande objetivo sempre foi o da profissionalização enquanto treinador de futebol. Aos 37 anos e depois de várias experiências, desde a formação aos seniores, o sonho ainda se mantém bem vivo. "Passei pela formação, mas a minha grande meta sempre foi treinar a nível sénior. Sempre desejei fazer vida disto. É, de facto, o meu grande objetivo, mesmo percebendo que, no meio da nossa insularidade, é uma meta difícil de alcançar. Mas o Leonardo Jardim, madeirense que já passou pelo Braga, é um bom exemplo e, claro, ainda mantenho esse objetivo bem presente", salienta.
Lino Inocêncio, treinador de 2.º Nível, acaba por não concluir o curso superior de Desporto e Educação Física, não obstante o bom aproveitamento na opção Metodologia do Treino de Futebol, tendo como professores Vítor Frade (FC Porto), António Natal (Boavista e Seleção Nacional) e Luís Guilherme (FC Porto, Académica e Seleção Nacional). A primeira experiência acontece em 2003/04, nos Juniores "E" do Sport Progresso, do Porto.
Seguem-se oito épocas ao serviço do Sport Clube Angrense, principalmente na formação, mas também com breve passagem pelos seniores na Série Açores de Futebol, em 2007/08, substituindo Álvaro Pereira no cargo de treinador principal. Começou nos Juniores "C", em 2004/05, e passou por todos os escalões, sendo o coordenador da formação do clube entre 2005 e 2007. Em 2008/09 foi adjunto de João Eduardo Alves na equipa principal, terminando a ligação ao Angrense na época passada, com os Juniores "A", depois alguns títulos somados.
"A minha afirmação enquanto treinador é um processo que leva já nove anos. Esta temporada surgiu a oportunidade de abraçar um novo projeto, ao serviço do Boavista Clube da Ribeirinha, e é, com certeza, mais uma etapa no meu percurso na condição de treinador de futebol. Agora, é óbvio que o sucesso desportivo não é alcançado por mero acaso. Ser exigente consigo próprio, procurar a máxima competência e estar sempre motivado para o treino são ingredientes fundamentais. E, claro, só com um grupo forte de atletas é que um treinador consegue ter sucesso. Como se percebe, isto aconteceu na época em curso. Um forte balneário e uma estrutura diretiva sólida possibilitaram os êxitos que conseguimos até ao momento", conclui Lino Inocêncio.

In, DI 17.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário