segunda-feira, 4 de março de 2013

LINO INOCÊNCIO EM DISCURSO DIRETO






Título de campeão é inteiramente merecido








O ÊXITO DO BOAVISTA CLUBE DA RIBEIRINHA NO CAMPEONATO DA ILHA TERCEIRA, TEMPORADA DESPORTIVA 2012/2013, PREMEIA, DE FACTO, AQUELA QUE FOI A MELHOR EQUIPA AO LONGO DA MAGNA COMPETIÇÃO?
Sem dúvida que sim. Tanto no Torneio de Abertura como no Campeonato da Ilha Terceira, fomos sempre superiores e os resultados demonstram isso mesmo. Vencemos o Torneio de Abertura com 12 vitórias e apenas dois empates e no Campeonato da Terceira apenas perdemos por duas vezes até ao momento, em que falta somente uma das 12 jornadas [entrevista realizada antes da última ronda da prova, efetuada ontem à tarde].
Somos líderes desde que a competição oficial sob a égide da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo se iniciou, no passado mês de setembro, ou seja, há cinco meses. Estes factos demonstram que fomos, na realidade, superiores às demais equipas.
AS POLÉMICAS QUE SURGIRAM DURANTE O CAMPEONATO, SOBRETUDO RELACIONADAS COM A ARBITRAGEM, BELISCAM MINIMAMENTE A VITÓRIA DO BOAVISTA?
Sinceramente, acho que não. Aliás, as polémicas de que fala nem tiveram nada a ver com o Boavista, atendendo a que envolveram sempre os outros três clubes presentes (Juventude Lajense, Desportivo das Fontinhas e Vilanovense). Não foi pela nossa equipa que houve jogos que não chegaram ao fim, nem nunca arranjámos desculpas para justificar os momentos menos bons.
QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS DO BOAVISTA PARA O TORNEIO DE APURAMENTO DO CAMPEÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ANGRA DO HEROÍSMO, PROVA QUE ARRANCA NO DIA 24 DE MARÇO E EM QUE, NA CIRCUNSTÂNCIA, TERÁ COMO OPOSITORES O SPORTING DE GUADALUPE (GRACIOSA) E O DESPORTIVO VELENSE (SÃO JORGE)?
Expectativas, para já, comedidas, pois ainda não existe um conhecimento objetivo dos adversários, o que, contudo, irá acontecer. Porém, ao entrarmos em campo, vamos sempre com o desiderato de vencer, independentemente do nome do adversário. É para isso que treinamos todos os dias.
Este Torneio de Apuramento não foge, portanto, à regra e vamos tentar fazer o melhor possível, o que passa, como é evidente, por ganhar os quatro jogos, embora respeitando, em qualquer circunstância, os rivais.
A ÉPOCA DE SUCESSO QUE O BOAVISTA ESTÁ A VIVER PODE SER INTERPRETADA, EM CERTA MEDIDA, COMO A SUA AFIRMAÇÃO PLENA ENQUANTO TREINADOR DO ESCALÃO DE SENIORES?
Não penso assim. A minha afirmação enquanto treinador é um processo que leva já nove anos. Comecei no Sport Progresso (Associação de Futebol do Porto) e depois representei, durante oito anos, o Sport Clube Angrense, onde, inclusive, estive ligado ao plantel sénior em duas épocas.
Esta temporada surgiu a oportunidade de abraçar um novo projeto, ao serviço do Boavista Clube da Ribeirinha, e é, com certeza, mais uma etapa no meu percurso na condição de treinador de futebol.
Agora, é óbvio que o sucesso desportivo não é alcançado por mero acaso. Ser exigente consigo próprio, procurar a máxima competência e estar sempre motivado para o treino são ingredientes fundamentais para quem pretenda triunfar.
E, claro, só com um grupo forte de atletas é que um treinador consegue ter sucesso. Como se percebe, isto aconteceu na época em curso. Um forte "balneário" e uma estrutura diretiva sólida possibilitaram os êxitos que conseguimos até ao momento.

In, DI 04.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário