segunda-feira, 25 de março de 2013

PRAIENSE SOFRE A 1ª DERROTA


O primeiro derrube
em tempo Ideal


 PRAIENSE sofre primeira derrota na Série Açores e deixa Sporting Ideal a sonhar
Mau tempo massacrou o relvado e estagnou o Praiense, que sofre primeira derrota. Mérito do Ideal, que afasta o Angrense e já vê a subida.
LUÍS ALMEIDA |di
E, pela primeira vez, o campeão sai derrotado. Responsabilidade do Sporting Ideal, que veio à Praia da Vitória realizar uma partida plena de caráter. Dominou na primeira-parte, chegou à vitória numa obra de arte de Bruno Melo e, depois, ainda teve fôlego para gerir a curta vantagem. Mérito que nem o temporal estragou. O Angrense fica mais distante. A 2.ª Divisão nunca esteve tão perto para o Ideal.
Difícil fazer do futebol um processo estável. Entre o pensar e o executar, os jogadores tiveram de gastar energias para fintar o mau estado de um relvado castigado pelas condições climatéricas adversas. Muito vento, chuva intensa e alguns charcos em pleno retângulo de jogo. Assim, de facto, torna-se difícil.
Perante tantos obstáculos, as duas equipas inflacionaram o empenho. A bola teimava em não rolar, os contra-ataques travavam quase à nascença e os passes, demasiadas vezes, eram inúteis, mas nada disto retirou interesse à partida. Marco Aurélio, logo nos instantes iniciais, acertou em cheio na trave após livre sobre o lado esquerdo.
Foi um Praiense diferente no primeiro jogo já com as roupagens de campeão. Ricardo fez de André na baliza e Luciano Serpa, quase sempre lateral, subiu pela direita, com Ratinho nas costas. Manuel da Costa apostou na mobilidade na frente de ataque, com João Borges e Caneco a pisarem diversos espaços.
Mudanças que, porventura, retiraram eficácia coletiva aos terceirenses, mas não tanto quanto a água. A dada altura, a equipa apostou nos ataques rápidos, mas imprimir velocidade foi quase uma missão impossível. Com outras condições, alguns dos projetos, especialmente pelo lado esquerdo, poderiam ter conhecido outro tipo de conclusão que não o desperdício.
O resto é mérito do Sp. Ideal, que chegou a intervalo na frente, obra de um enorme golo de Bruno Melo, quase do meio da rua. Fantástica a atitude competitiva dos jogadores micaelenses, assumindo o desejo de vitória e empurrando, durante muitos e variados momentos, o adversário para zonas de sufoco. Foram 12 os cantos conquistados.
Por entre tanto desconforto, estavam mais confortáveis os forasteiros, mostrando melhores argumentos físicos para percorrer os pedaços mais pesados do campo. Inverter a situação desfavorável poderia passar pelo vento, que soprou em direção à baliza de Carlos Medeiros após o descanso. Logo nos primeiros instantes, o Praiense esteve pertíssimo da igualdade.
Mesmo assim, as características da partida não sofreram alterações profundas. Houve presença mais continuada dos encarnados da Praia no processo ofensivo, mas os problemas de fluência mantinham-se. Apesar de trabalharem muito, as dificuldades impostas pelo relvado pareciam insuperáveis. Lance sintomático de João Borges: perdeu todo o tempo do mundo para fazer "passe de morte" para Marco Aurélio.
Emoção só final. O Praiense forçou as tentativas, mas nem sempre com coerência. Ainda chegou ao golo, invalidado por suposto fora-de-jogo. Mas seria o Ideal, sempre sereno, a desperdiçar duas ocasiões incríveis: primeiro São Pedro, a oferecer defesa milagrosa a Ricardo; depois Mário Jorge a acertar no poste.
Arbitragem com um erro e um enorme ponto de interrogação: parou o jogo aos 55 minutos, travando a lei da vantagem para João Borges; não vislumbrámos irregularidade no golo anulado ao Praiense. Só as imagens televisivas poderão dissipar todas as dúvidas.

SÉRIE AÇORES - 3.ª JORNADA/2.ª FASE
Estádio Municipal da Praia da Vitória
Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora)
Assistentes: Vasco Querelha e Jorge Roque
Ao intervalo:
0-1
Praiense 0
Ricardo
Ratinho
(Rui Silva, 55m)
Gilberto
Caneco
Nelson
Ricky
Benjamim
(Chalana, 77m)
Vítor Alves
(Vasco, 63m)
Luciano Serpa
João Borges (cap.)
Marco Aurélio
NÃO UTILIZADOS
Bruno Teixeira, Leandro, Bruno Homem e Mauro.
TREINADOR
Manuel da Costa.
Sp. Ideal 1
Carlos Medeiros
Bruno Melo
Artur Santos
Hélder Correia
Ivo Batista
Sabry
Nelson Faria
Ruizinho
(João Medeiros, 88m)
Tiago Silva
Samuel (cap.)
São Pedro
(Mário Jorge, 90+1m)
NÃO UTILIZADOS
Gustavo, Marco Rego, Duílio e Elson.
TREINADOR
Rui Mosca.
Disciplina: cartão amarelo para Caneco (43m), Nelson (55m), São Pedro (55m), Artur Santos (84m) e João Borges (85m).
Marcador: Bruno Melo (42m).

In, DI 25.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário