segunda-feira, 25 de março de 2013

LUSITÂNIA PERDE EM CASA


Em tarde de obstáculos
três passos atrás


 LUSITÂNIA com derrota (0-3) altamente comprometedora ante o Pampilhosa
Começar a perder cedo e defrontar um adversário taticamente muito forte foram obstáculos que o Lusitânia não conseguiu transpor.
JOSÉ ELISEU | di
O Lusitânia teve no forte vento que soprou contra na primeira parte uma considerável adversidade. Para agravar, o Pampilhosa colocou-se em vantagem logo aos cinco minutos na sequência de um pontapé de canto, em que os lusitanistas não foram lestos a afastar a bola. A reação do Lusitânia esbarrou num esquema que o manietou, baseado em pressão alta e blocos próximos.
O Pampilhosa funcionou como um harmónio contraído que desafinou a orquestra verde-branca. Bandeira era simultaneamente o ponta-de-lança e o defesa mais adiantado. Fernando Niza desenhou um meio campo trapezoidal: o lado maior formado por Sarmento, Ivan e Diogo André e o menor por Ricardo I e Bebé. A disciplina posicional e a proximidade das linhas deram ao Pampilhosa o domínio do setor intermédio e impediram o Lusitânia de construir o seu jogo a partir da defesa.
A intensidade com que os continentais procuravam a bola obrigou os lusitanistas a jogarem com base no passe longo, estilo inadequado para quem atua contra o vento. Fábio Pomba e Queirós não tiveram nem tempo nem espaço para pensarem o jogo da sua equipa. Com os laterais Crish e Cardoso presos por Sarmento e Diogo André e com o meio campo atado de pés e mãos, Marreta, Amaral e Nuno Lima foram facilmente anulados pelo último reduto forasteiro. Para agravamento da situação dos terceirenses, o Pampilhosa fez o segundo golo a cinco minutos do intervalo depois de um roubo de bola próximo da área do Lusitânia.
O melhor período do Lusitânia aconteceu nos primeiros 20 minutos da etapa complementar. Ao contrário do primeiro tempo conseguiu ser mais rápido sobre o esférico e fazer algumas das transições ofensivas que já são marca de qualidade da turma angrense. O momento que poderia ter mudado o rumo da partida aconteceu aos 53 minutos, quando o Lusitânia dispôs de uma soberana oportunidade para marcar e que foi desperdiçada. A conseguir reduzir para a diferença mínima, o Lusitânia traria novos episódios ao encontro com outra emotividade.
Machadada final nas ambições açorianas foi a expulsão de Queirós, aos 63 minutos, que deixou o Lusitânia amputado da unidade que ligava o meio campo ao ataque e que é muito importante nos desdobramentos ofensivos. No minuto seguinte, o Pampilhosa fez o terceiro tento e arrumou a questão do vencedor.
A partir daqui o Lusitânia desapareceu em termos de ataque e Alex teve de ajudar permanentemente Dário e Miguel Oliveira para que a baliza de David não fosse violada pela quarta vez. O infortúnio aliou-se ao Lusitânia com as lesões de Nuno Lima e Cardoso, acabando o encontro com nove elementos. A derrota com um dos candidatos ao título coloca o Lusitânia outra vez numa posição complicada no que concerne à permanência na II Divisão.
Tecnicamente, o árbitro portuense Pedro Maia errou ao não sancionar um derrube do guardião Eduardo a Evandro dentro da área do Pampilhosa no último lance do jogo. Disciplinarmente castigou muito o que entendeu serem ofensas verbais. 3 Estrelas!
2.ª DIVISÃO - 25.ª JORNADA
Estádio João Paulo II
Árbitro: Pedro Maia (AF Porto)
Assistentes: Fernando Montenegro e Jorge Aguiar
Ao intervalo:
0-2
Lusitânia 0
David
Dário
Miguel Oliveira
Queirós
Fábio Pomba
(Ricardo, 66m)
Marreta
(Diogo Picanço, 59m)
Crish
Amaral
Nuno Lima
(Evandro, 74m)
Alex (cap.)
Cardoso
NÃO UTILIZADOS
Rui Santos, Vasco, Bebé e Rui Marques.
TREINADOR
Francisco Faria.
Pampilhosa 3
Eduardo
Galvão
Ricardo I
(Reis, 80m)
Bebé (cap.)
(Ladeira, 75m)
Bandeira
Diogo André
Sarmento
(Bruno Pereira, 72m)
Wilson
Bruno Parente
Ivan
Issouf
NÃO UTILIZADO
Ricardo II.
TREINADOR
Fernando Niza.
Disciplina: cartão amarelo para Marreta (18m), Queirós (56 e 62m), Crish (79m) e Amaral (83m). Vermelho para Queirós (62m p/acum.).
Marcadores: Ricardo I (5m), Bandeira (40m) e Issouf (64m).

In, DI 25.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário